Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 13 de dezembro de 2016

Sertã: Encontro Nacional da JSD debate Reorganização da rede de Ensino Superior

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata está a promover um conjunto de sessões de debate sobre os mais importantes temas relacionados com a Coesão Territorial, que culminarão num Congresso a ter lugar no próximo dia 20 de fevereiro, na Guarda.

A Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata está a promover um conjunto de sessões de debate sobre os mais importantes temas relacionados com a Coesão Territorial, que culminarão num Congresso a ter lugar no próximo dia 20 de fevereiro, na Guarda.

De norte a sul do país, têm sido várias as sessões de debate - intituladas "Encontros com o Futuro" - e que contam com a participação de especialistas, militantes e dirigentes do PSD e da JSD, tal como antigos governantes e atuais deputados.

A quinta sessão dos Encontros com o Futuro, dirigida às distritais de Castelo Branco e Santarém, terá lugar no próximo domingo, dia 18 de dezembro, pelas 21h00, na vila da Sertã. Este encontro servirá para debater a “Reorganização da Rede de Ensino Superior”, tema já abordado anteriormente pela JSD Distrital Castelo Branco, numa moção conjunta com a JSD Distrital da Guarda, no XXIV Congresso Nacional da JSD.

Para apresentar a temática e desenvolver o debate estará Nuno Mangas, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, e Daniel Freitas, Presidente cessante da Federação Académica do Porto (maior estrutura associativa estudantil do país).

A Comissão Política Distrital da JSD Castelo Branco considera a escolha do local como um “reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos últimos 18 meses, dado que há oito anos que o distrito não acolhia um evento nacional da JSD”. Para Hugo Lopes, “este é mais um incentivo para continuarmos a dedicar-nos e a lutarmos pelos jovens da nossa região, levando as suas pretensões e anseios até aos órgãos de decisão e alcançando, com isso, políticas públicas que melhorem a sua qualidade de vida”.

O Presidente da JSD Distrital Castelo Branco considera ainda necessárias algumas medidas ao nível do ensino superior. Nomeadamente, e além da reorganização da rede de ensino superior na região, “a reintrodução do Programa Retomar e a reformulação do Programa +Superior para os moldes anteriormente estabelecidos, que beneficiavam mais a UBI e o IPCB; o pagamento atempado e o cumprimento dos prazos no que diz respeito às bolsas de acção social e às bolsas de doutoramento da FCT”. Estes são alguns dos temas que a JSD irá debater e defender no futuro, em conjunto com os Núcleos de Estudantes Social Democratas eleitos no distrito.

No dia anterior terá lugar ainda a tomada de posse dos novos órgãos da JSD Concelhia de Castelo Branco, e, no próprio dia do “Encontro”, ocorrerá um evento promovido pela JSD Sertã, intitulado “Estado Social dos Jovens”. Estas iniciativas contarão com dirigentes locais, distritais e nacionais da JSD e do PSD.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!