Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 13 de dezembro de 2016

Câmara do Fundão avança com projeto para dinamizar compras nos produtores locais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal do Fundão vai implementar o projeto "Prato Público", que pretende contribuir para dinamizar a atividade dos produtores locais através das instituições que fornecem refeições escolares no concelho.

A Câmara Municipal do Fundão vai implementar o projeto "Prato Público", que pretende contribuir para dinamizar a atividade dos produtores locais através das instituições que fornecem refeições escolares no concelho.

Em declarações à agência Lusa, o presidente deste município do distrito de Castelo Branco, Paulo Fernandes, explicou que o projeto prevê uma majoração em 20% do valor de financiamento atribuído às instituições com as quais tem protocolado o fornecimento de refeições escolares, desde que estas adquiram a maioria dos bens nos produtores locais.

"O objetivo é o de, através de uma forma inovadora, podermos criar um novo modelo de apoio aos circuitos curtos de comercialização", disse.

Por outro lado, a autarquia estará também a "valorizar economicamente todos aqueles que através da contratualização que têm com o município para as refeições escolares possam comprar, de forma verificável", produtos com origem no concelho.

Lembrando a importância que a produção local tem na economia local do Fundão, Paulo Fernandes explicou que o modelo a aplicar está a ser delineado, designadamente no que concerne à questão da verificação, mas adiantou que o projeto deverá avançar ainda este ano letivo, nem que numa fase inicial tal seja de forma mais circunscrita.

"Tendo em conta que é um projeto inovador, ainda estamos a verificar a melhor forma de o aplicar, mas acho que esta é uma forma interessante da utilização do dinheiro público para ajudar a alavancar os mercados de proximidade e os produtores locais para reforço das vendas", afirmou.

O autarca salientou ainda "o valor social, ambiental e de promoção da economia local" que esta medida encerra.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!