Por: Diario Digital Castelo Branco
O Ciclo de Debates Públicos sobre a Reforma da Floresta prossegue na próxima semana em Castelo Branco.
O Ciclo de Debates Públicos sobre a Reforma da Floresta prossegue na próxima semana em Castelo Branco.
É já na segunda-feira, dia 19, que a equipa do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural vai de novo ao encontro dos representantes dos produtores florestais, das autarquias locais, dos representantes das instituições académicas e de outros elementos da sociedade civil, para apresentar 10 dos diplomas que constituem a reforma da Floresta, aprovada a 26 de outubro, em Conselho de Ministros Extraordinário.
O encontro está marcado para as 15:00 horas no auditório da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e conta com a presença do Ministro da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e o Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
Este processo de discussão pública estende-se até 31 de janeiro, período ao longo do qual terão lugar outras ações de divulgação, descentralizadas. Entretanto, os diplomas podem ser consultados no Portal do Governo, onde estão disponíveis endereços de email para receber críticas e sugestões. Trata-se de um processo que dá, a todos os cidadãos, a possibilidade de se pronunciarem sobre uma reforma que o Governo considera estruturante para o país.
Em comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, o Ministro da Agricultura refere que “tendo em conta que a floresta é um ativo em todos os sentidos e que a todos diz respeito, e considerando também que é uma matéria sobre a qual praticamente todos os portugueses têm opinião, o Governo considera que esta é uma excelente oportunidade de intervenção conjunta numa causa que é nacional e que merece um amplo consenso”.
O Ministro responsável pela tutela da floresta classifica, ainda, esta Reforma como “um momento histórico, uma oportunidade extraordinária para travar o flagelo dos incêndios e o abandono das terras, criando novas oportunidades e novos modelos de negócio, com grande interesse económico e social para o país”, sem deixar de lembrar a “importantíssima mais-valia que a floresta representa do ponto de vista da sustentabilidade ambiental”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet