Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 14 de dezembro de 2016

Sporting da Covilhã afasta da Taça Sporting de Braga, detentor do troféu

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Sporting de Braga, atual detentor da Taça de Portugal de futebol, perdeu esta 4ª-feira em casa com o 'secundário' Sporting da Covilhã, 2-1, e foi eliminado nos oitavos de final, partida em que os serranos foram muito superiores.

O Sporting de Braga, atual detentor da Taça de Portugal de futebol, perdeu esta 4ª-feira em casa com o 'secundário' Sporting da Covilhã, 2-1, e foi eliminado nos oitavos de final, partida em que os serranos foram muito superiores.

A surpresa é grande, mas só para quem não viu o jogo, porque a equipa orientada por Filipe Gouveia, depois de ter estado a perder (Wilson Eduardo, três minutos) deu a volta ao marcador, por Diarra (28) e Davidson (65), tendo feito uma grande partida, com muita personalidade, beneficiando também de uma má exibição dos da casa.

No espaço de uma semana, os bracarenses foram eliminados da Liga Europa e da Taça de Portugal e, no final da partida, foram muitos os protestos dos pouco mais de 2.500 espetadores presentes no municipal bracarense.

Com seis lesionados, José Peseiro fez várias mexidas no 'onze' a pensar no jogo de domingo em Alvalade, diante do Sporting, mas a equipa ressentiu-se muito da ausência de André Pinto no eixo defensivo (titularidade de centrais Bruno Wilson e Artur Jorge, dupla que, até há pouco tempo, era titular da equipa B) ou da falta de minutos de jogadores como Benítez ou Douglas Coutinho, jogadores emprestados por Benfica e Atlético Paranaense, respetivamente, que têm sido uma desilusão.

O Braga não podia começar melhor a partida e, logo aos três minutos, inaugurou o marcador com uma conversão perfeita de um livre direto por Wilson Eduardo.

Contudo, depois deste lance, o Sporting da Covilhã assumiu por completo as despesas do jogo. A equipa da II Liga não criava ocasiões claras de golo, mas ameaçava o último reduto dos visitados e, aos 28 minutos, marcou mesmo, por Diarra, que, depois de assistência de Davidson, não perdoou na cara de Marafona.

Seria de esperar uma reação da equipa da casa depois do golo dos serranos, mas a verdade é que o Braga mostrou uma incapacidade gritante em pegar no jogo.

O argentino Benítez e o brasileiro Douglas Coutinho passaram completamente ao lado do jogo e já não regressaram do intervalo, tendo José Peseiro recorrido aos habituais titulares Ricardo Horta e Hassan, que, logo aos 48 minutos, rematou com algum perigo, mas à figura de Hugo Marques.

Rui Fonte parecia ser o único com vontade de jogar no Sporting de Braga, mas seria o Covilhã a marcar e a 'gelar' o municipal bracarense: com tempo para tudo, Gilberto centrou da direita, Marafona ainda defendeu o cabeceamento de Davidson, mas não conseguiu parar a recarga do avançado brasileiro do Covilhã (65).

A melhor oportunidade do Braga surgiu pouco depois, mas Wilson Eduardo, em boa posição, após cruzamento de Ricardo Horta (69), rematou muito mal.

Até ao fim, usou e abusou do jogo direto, mas não criou nenhuma situação clara de golo e a verdade é que, mesmo no período de descontos, era o Covilhã que criava mais perigo.

 

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga - Sporting da Covilhã, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

1-0, Wilson Eduardo, 03 minutos.

1-1, Diarra, 28.

1-2, Davidson, 65.

 

Equipas:

- Sporting de Braga: Marafona, Baiano, Bruno Wilson, Artur Jorge, Djavan (Alan, 77), Pedro Tiba, Xeka, Wilson Eduardo, Benítez (Ricardo Horta, 46), Douglas Coutinho (Hassan, 46) e Rui Fonte.

(Suplentes: Tiago Sá, Marcelo Goiano, Vukcevic, Martínez, Alan, Ricardo Horta e Hasssan).

Treinador: José Peseiro.

- Sporting da Covilhã: Hugo Marques, Mike, Zarabi, Joel, Ofori, Djikine (Prince, 63), Diarra, Gilberto, Chaby (Medarious, 80), Davidson (Zé Pedro, 87) e Harramiz.

(Suplentes: Ígor Araújo, Zé Pedro, Bokila, Medarious, Prince, Diogo Gaspar e Soares).

Treinador: Filipe Gouveia.

 

Árbitro: Fábio Veríssimo (Associação de Futebol de Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Baiano (57), Djikine (60), Bruno Wilson (75), Mike (87), Hugo Marques (90+2) e Hassan (90+3). Cartão vermelho para Marafona após o fim do jogo,

Assistência: 2.702 espetadores.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!