Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 15 de dezembro de 2016

Vila Velha de Rodão: Município em 2º lugar no ranking nacional com melhor índice de liquidez

Por: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito da publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico de 2015, o Município de Vila Velha de Ródão está em 2º lugar a nível nacional, no ranking global referente à eficiência da gestão financeira – melhor índice de liquidez.

No âmbito da publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2015, elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico de 2015, o município de Vila Velha de Ródão está em 2º lugar a nível nacional, no ranking global referente à eficiência da gestão financeira – melhor índice de liquidez.

Neste parâmetro, Ródão está em 1º lugar a nível distrital ao exercer a sua gestão não tendo dificuldades em pagar os seus compromissos de curto prazo, anunciam os dados a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso.

De acordo com os dados apresentados e tendo em conta o seu número de habitantes, 3.521, o concelho de Vila Velha de Ródão é o 33º a nível nacional, com maior investimento assumido por habitante no decénio 2006-2015, tendo um investimento por habitante de 8591.

Vila Velha de Ródão integra também a lista de Municípios que apresentam menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos em 2015 ocupando, no ranking nacional, a posição 12, traduzida a nível distrital no 1º lugar neste âmbito.

Nesta análise da execução orçamental dos Municípios, Vila Velha de Ródão destaca-se, mais uma vez, no ranking nacional, sendo o 11º Município que apresenta menor volume de juros e outros encargos financeiros pagos em 2015 com uma redução de 28,0% face ao ano económico de 2014. 

Ródão ocupa também a posição 9 a nível nacional como o Município com menor passivo exigível.

No ranking global dos 35 melhores municípios de pequena dimensão, Ródão está em 12º lugar sendo o único do distrito de Castelo Branco a estar presente nesta classificação, subindo uma posição em relação ao ano económico de 2014.  

No Distrito de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão ocupa a 2ª posição entre os cinco melhores municípios.

Com as listagens hierarquizadas de municípios (rankings) relativas a rácios e indicadores da receita e despesa, este anuário põe em evidência, a nível nacional, o Município de Vila Velha de Ródão nos mais diversos parâmetros analisados.

Recorde-se que nesta publicação são analisadas as componentes orçamentais da receita e da despesa municipal, com relevância para as de maior peso na respetiva estrutura, apresentando-se a sua evolução. Os montantes são examinados globalmente para os 308 municípios e por natureza económica, no que respeita à receita e à despesa, com especial atenção para a respetiva estrutura e evolução em termos absolutos e em termos relativos.

Sendo as autarquias locais responsáveis pela gestão dos recursos públicos locais, visando os interesses das respetivas populações, o Município de Vila Velha de Ródão orgulha-se de apresentar estes excelentes resultados referente ao exercício económico de 2015, originários de uma estratégia de gestão consolidada no rigor e na transparência das contas da autarquia, associando uma forte orientação para a poupança à da capacidade de investimento bem como à redução da carga fiscal.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!