Por: Diario Digital Castelo Branco
O desenvolvimento das capacidades linguísticas da criança é um dos principais benefícios da leitura em voz alta. Ler em voz alta contribui igualmente para o desenvolvimento emocional da criança, ajudando a desenvolver e a conhecer as suas emoções.
O desenvolvimento das capacidades linguísticas da criança é um dos principais benefícios da leitura em voz alta. Ler em voz alta contribui igualmente para o desenvolvimento emocional da criança, ajudando a desenvolver e a conhecer as suas emoções.
Expande e enriquece o vocabulário, melhorando igualmente a sua capacidade de expressão e comunicação. Vários são os estudos que confirmam que as crianças habituadas a ouvir ler em voz alta desde cedo, estão mais preparadas para desenvolver as suas capacidades de aprendizagem e, simultaneamente, desenvolvem o gosto e hábitos de leitura.
A leitura, ao contrário da televisão, dos computadores e outros meios, preenche a mente e desenvolve a capacidade de imaginação e criatividade da criança que tem de criar na sua cabeça as imagens do que lê ou do que ouve ler. Ler para a criança em voz alta, potencializa a concentração e atenção, além de ser uma excelente maneira de nos entretermos e passarmos momentos prazerosos.
E foi o que aconteceu entre os dias 12 e 16 de dezembro na Biblioteca Escolar S. Tiago onde cerca de 200 alunos do 1º ciclo das diferentes escolas do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva cheiraram, sentiram e ouviram a magia inebriante dos diferentes contos do Natal que a educadora Maria da Luz Lopes e a professora bibliotecária Carla Nunes, da equipa da biblioteca escolar Afonso de Paiva, para eles prepararam. Num cenário natalício, recriado no espaço da biblioteca da escola básica de S. Tiago, não faltaram os sons e os cheiros desta época, e, aconchegados pelo calorzinho de uma lareira, acompanhado de um chazinho quente, muitas foram as emoções sentidas nas histórias que ouviram ler. Por entre “Sonhos de Neve” (Eric Carle), o “Lobo Mau” e a “Capuchinho Vermelho” (Clara Cunha), entre outros amigos, conseguiram levar prendas ao “Pai Natal” (Ana Saldanha) e a alguns animais amigos também, lembrando essa noite tão especial que se aproxima, a “Noite de Natal” (Clement Moore).
Esta foi mais uma iniciativa no âmbito da promoção da leitura, desenvolvida pela Biblioteca Escolar do AE Afonso de Paiva, numa primeira edição muito participada, que a todos agradou, onde os olhares ternos e os sorrisos doces retribuídos foram recompensados por um Desejo de Natal muito Feliz e Doce da Equipa da Biblioteca, numa Estrelinha Especial a todos oferecida no final deste primeiro EnCont(r)O de Natal, com Canela e Pinho no Avental.
E não se esqueçam que neste Natal… Um Livro é o presente ideal!
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet