Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Castelo Branco inaugurou hoje o Centro Escolar de Alcains - onde funciona a sede de Agrupamento de Escolas José Sanches -, que representou um investimento de 1,25 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Castelo Branco inaugurou hoje o Centro Escolar de Alcains - onde funciona a sede de Agrupamento de Escolas José Sanches -, que representou um investimento de 1,25 milhões de euros.
O presidente da Câmara local, Joaquim Morão, explicou que, "além da requalificação de um edifício já existente, foi construído um outro que integra um auditório, bar e refeitório".
A obra, concretizada no âmbito de um protocolo com o Ministério da Educação, acolhe cerca de 700 alunos, do 5.º ao 12.º anos de escolaridade, de um total de 920 alunos que o Agrupamento possui.
"Há cerca de dez anos que definimos a estratégia para a educação no nosso concelho, que passa pela existência de três grandes centros educativos situados em Castelo Branco, Alcains e S. Vicente da Beira", disse Joaquim Morão.
O Agrupamento de Escolas José Sanches, além das estruturas que hoje entraram em funcionamento, possui outras destinadas ao pré-escolar e ao 1.º ciclo, que foram inauguradas há cerca de dois anos.
Com 27 salas de aula e uma comunidade docente de 70 professores (no total o Agrupamento possui 110), o novo espaço acolhe alunos das freguesias de Alcains, Lardosa, Escalos de Cima, Póvoa Rio de Moinhos, Tinalhas e Caféde.
A diretora regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, sublinhou a importância do novo espaço, destacando o papel que os municípios devem ter na educação.
"A vontade das autarquias é importante para promover o acesso à igualdade de oportunidades na educação", disse.
Já a diretora do Agrupamento, Rosa Caetano, revelou que se "entrou num novo ciclo da instituição, que continua a ter por objetivo promover o ensino de qualidade para formar os futuros cidadãos".
Com o novo espaço foram encerradas as antigas instalações, bastante degradadas, que acolhiam os 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento, em Alcains.
A autarquia irá agora avançar para uma segunda intervenção, que passa pela requalificação dos espaços exteriores e pela aquisição de novos equipamentos e mobiliário para o Centro. Nesse sentido, segundo Joaquim Morão, já foi retificado o acordo com o Ministério da Educação e apresentada uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet