Por: Diario Digital Castelo Branco
A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou por unanimidade o Orçamento: Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal para 2017 na reunião realizada esta sexta-feira, 16 de dezembro, em São Pedro do Esteval.
A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova aprovou por unanimidade o Orçamento: Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal para 2017 na reunião realizada esta sexta-feira, 16 de dezembro, em São Pedro do Esteval.
O mesmo documento já tinha sido aprovado por unanimidade pelo executivo municipal, em reunião de 31 de outubro. Com o valor total de 10.930.791,00 €, em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destaca algumas das obras previstas neste orçamento, como a requalificação da Avenida do Colégio e Rua do Paço, já iniciada nesta artéria, a beneficiação de estradas e caminhos, a requalificação do Parque Empresarial de Proença-a-Nova e a ajuda a empresas através de programas como o Proença Finicia – Crédito Local. Na sua intervenção reafirmou como prioridade da autarquia a criação de empregos. “É a forma de lutarmos continuamente contra a desertificação, nunca esquecendo a coesão social e a educação enquanto fator principal de desenvolvimento de qualquer sociedade”, referiu. Destacou ainda o pagamento aos fornecedores que é feito em menos de 20 dias e a capacidade de endividamento da autarquia que permite a realização de qualquer projeto que surja com cariz de urgência. “Temos de facto almofada financeira para o fazer”.
João Lobo referiu ainda que o presente orçamento poderá aumentar em alguns milhares de euros com a chegada de verbas comunitárias do Portugal 2020, como resposta a candidaturas apresentadas pelo Município de requalificação das suas zonas industriais e Parque Empresarial. O autarca destacou o investimento de 900 mil euros que já foi feito a este nível, no sentido de criar condições para que novas empresas se instalem no concelho. “Havemos de receber parte desse esforço financeiro”. André Março, deputado do PS na Assembleia Municipal, destacou este orçamento como o maior dos últimos sete anos, superior em mais de um milhão de euros. “Proença-a-Nova sempre teve bom desempenho em matéria de execução orçamental, nos últimos dez anos sempre acima dos 90%”. Na sua perspetiva, “o Município está claramente a potenciar o investimento”. Não houve intervenções dos deputados de outras bancadas partidárias. Após a aprovação por unanimidade, o presidente da Câmara agradeceu a confiança depositada, entendendo assim “haver convergência de todas as bancadas pelo trabalho desenvolvido e a realizar para o próximo ano”.
A última reunião de 2016 da Assembleia Municipal foi realizada na Freguesia de São Pedro do Esteval, concluindo a passagem por todas as freguesias do concelho, iniciada em 2015.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet