Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 21 de dezembro de 2016

Proença-a-Nova: Filhós destacam-se no Mercado dos Sabores de Natal

Por: Diario Digital Castelo Branco

As filhós foram o sabor de Natal mais procurado – e com mais oferta – no Mercado dos Sabores de Natal, um evento Beira Baixa Terras de Excelência que se realizou em Proença-a-Nova no fim de semana de 17 e 18 de dezembro, uma semana antes da comemoração do Natal.

As filhós foram o sabor de Natal mais procurado – e com mais oferta – no Mercado dos Sabores de Natal, um evento Beira Baixa Terras de Excelência que se realizou em Proença-a-Nova no fim de semana de 17 e 18 de dezembro, uma semana antes da comemoração do Natal.

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a decoração privilegiou a utilização de casinhas e bancas de madeira, com sarrafos de pinho, musgo e pinheiros e ainda iluminação com cores quente e jogos de luz que ajudaram a criar um ambiente natalício no pavilhão municipal, tendo sido um elemento bastante destacado pelas visitantes. Contou com a presença de 17 associações do concelho, todas elas disponibilizando filhós acabadas de fazer, quentes e boas, no espaço de confeção ao vivo, e com 26 expositores. “O Mercado de Sabores de Natal atingiu um elevado grau de qualidade e organização e, para isto acontecer, foi fundamental o empenho de todas as associações, artesãos e produtores locais que, através dos seus produtos, apresentaram o que podemos ter na nossa versão de Natal na Beira Baixa”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal, João Manso. “Cada vez mais queremos que eventos como este, que promovem as nossas tradições e os nossos produtos, tenham mais qualidade e uma melhor e maior afirmação local, regional e nacional, de forma a atraírem mais visitantes e turistas ao nosso concelho e a criarem uma economia sustentável e atrativa”.

As duas sessões de cozinha ao vivo realizadas durante o Mercado destacaram a filhó, tradicionalmente feita à lareira em noite de consoada, em que se utilizam os seguintes ingredientes: 12 ovos, 1 quilo de farinha, 2 dl de azeite, sumo de 1 laranja, aguardente a gosto, 6 colheres de sopa de açúcar, canela e fermento de padeiro (depois de bem amassada, a massa precisa de levedar). Na proposta apresentada pelo chef Rui Lopes, só foi utilizada metade da quantidade de açúcar na preparação da massa que depois foi recheada, num caso, por medronhos cobertos com chocolate e, noutro, por sardas (previamente assadas no forno com um suado feito com cebola, pimento vermelho, tomate, azeite e ervas aromáticas). Na receita tradicional, Lurdes Lopes, da Associação do Galisteu, convidou os presentes a meterem a mão na massa e a tenderem as filhós, talvez a parte mais difícil na confeção de filhós. Nos sabores tradicionais da época, destaque ainda para outras especialidades, nomeadamente os nogados, coscoréis, filhós enroladas ou sonhos. O pão, a broa de milho, o bolo finto ou as tigeladas também fizeram parte da oferta gastronómica.

Os 26 expositores presentes garantiram, por sua vez, propostas para originais presentes para oferecer. Para além da animação no espaço infanto-juvenil e musical do pavilhão municipal, realizou-se este domingo um passeio pedestre em que 180 participantes percorreram nove quilómetros entre as aldeias de Vale de Água e Relva da Louça. No ponto de partida foi visitado o lagar que ainda se encontra em laboração e foi provada a tradicional tiborna. Ao longo da caminhada, foram ainda oferecidos outros sabores da região, do queijo fresco e curado às filhós enroladas, pão e broa. No final, os participantes foram convidados a visitar o Mercado dos Sabores de Natal, iniciativa que se insere no PROVERE 2020 BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!