Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O concelho de Penamacor conta, a partir desta 4ª-feira, com a Subestação Elétrica da Meimoa, investimento de três milhões de euros realizado pela EDP Distribuição e que permitirá melhorar o fornecimento de energia neste concelho do distrito de Castelo Branco.
O concelho de Penamacor conta, a partir desta 4ª-feira, com a Subestação Elétrica da Meimoa, investimento de três milhões de euros realizado pela EDP Distribuição e que permitirá melhorar o fornecimento de energia neste concelho do distrito de Castelo Branco.
A nova infraestrutura foi inaugurada hoje numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, do presidente da EDP Distribuição, João Torres, e do presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites.
Na ocasião, João Torres vincou a importância desta obra, que se enquadra no plano de melhorias da rede elétrica que a EDP Distribuição tem vindo a realizar em todo o país, designadamente nos territórios do Interior, como é o caso do concelho de Penamacor, onde estão contabilizados apenas cerca de seis mil consumidores.
"É exatamente para atenuar assimetrias e para levar a qualidade do nosso serviço a todos que servem estes investimentos", frisou aquele responsável.
Segundo João Torres, a nova subestação deverá dar resposta, essencialmente, às necessidades da vila de Penamacor e da zona sul do concelho, apesar de estar instalada na zona norte.
"É um bom exemplo de como, pensando em rede, se pode potenciar globalmente o que de melhor se tem em cada área", referiu o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
O governante defendeu, ainda, que estes equipamentos (realizados no âmbito das concessões) também contribuem para desenvolver o país, no sentido em que criam condições de igualdade no acesso aos serviços, podendo, ainda, ser indutores de criação de riqueza e investimento local.
"O que nos compete é, em cada uma das áreas, dar as melhores condições para que quem se queira fixar e investir tenha as melhores condições para o fazer", apontou Jorge Seguro Sanches, que é natural deste concelho.
Uma ideia que é partilhada pelo presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, que salientou a importância da nova subestação pela capacidade energética que fica instalada no concelho.
"É uma obra muito importante para o concelho, porque se traduzirá na melhoria da qualidade de vida das nossas populações, além de também potenciar aquilo que possa ser a captação de novos investimentos. Passamos a ter um 'know-how' de oferta em termos de energia que nos permitirá dar mais garantias às empresas que queiram instalar-se no concelho", afirmou.
Segundo a EDP Distribuição, esta subestação tem uma capacidade instalada de 10 MVA (megavolt-ampere) e incorpora soluções tecnológicas de última geração, estando equipada com moderno sistema de proteção, comando e controlo, que permite um funcionamento quase autónomo e controlável à distância.
No âmbito deste investimento também foram construídos cerca de 7,2 quilómetros de rede de alta e média tensão, que permitem a interligação à rede já existente, bem como a instalação de uma rede de fibra ótica em toda a extensão da linha aérea de alta tensão para a supervisão, controlo e comando da subestação.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet