Por: Diario Digital Castelo Branco
Atrair mais turistas ao concelho e promover a sua estadia no território por mais dias é uma das áreas prioritárias de ação do Município de Proença-a-Nova que irá desenvolver, em 2017, um conjunto de medidas para potenciar os pontos fortes do território, como seja o lançamento da Grande Rota da Cortiçada, o novo equipamento para praia fluvial do Malhadal, um calendário de eventos diversificado, o projeto de sinalética municipal ou a aposta no Campo Arqueológico Internacional.
Atrair mais turistas ao concelho e promover a sua estadia no território por mais dias é uma das áreas prioritárias de ação do Município de Proença-a-Nova que irá desenvolver, em 2017, um conjunto de medidas para potenciar os pontos fortes do território, como seja o lançamento da Grande Rota da Cortiçada, o novo equipamento para praia fluvial do Malhadal, um calendário de eventos diversificado, o projeto de sinalética municipal ou a aposta no Campo Arqueológico Internacional. Estes e outros projetos foram apresentados aos responsáveis por alojamentos locais, restaurantes e empresas de animação turística do concelho durante uma reunião, realizada a 21 de dezembro, que teve como objetivo debater o turismo e o seu futuro.
Reafirmando que o objetivo não é massificar Proença-a-Nova como destino turístico, João Lobo, destaca em comunicado à imprensa, o crescimento de dois dígitos do turismo em Portugal, afirmando existir uma janela de oportunidade para atrair ao território quem privilegie o turismo de natureza. “Como ter os turistas mais tempo no nosso território é uma discussão que tem de ser feita ao nível do Município com os agentes económicos”, considerou o presidente da Câmara. Na sua perspetiva, todos os proencenses podem ser agentes ativos na divulgação do seu concelho e dos principais pontos de atração, até porque hoje em dia há muito mais a visitar do que as praias fluviais. “Fomos pioneiros na construção das praias fluviais que deram um grande impulso ao nosso concelho, mas hoje não nos podemos reduzir a elas, ainda que continuaremos a apostar na sua requalificação, com ou sem financiamento comunitário”, acrescentou. João Lobo referiu que até agora o grande ónus com a divulgação do concelho tem estado do lado do Município mas que doravante todos devem contribuir para um território mais conhecido e divulgado.
Os agentes económicos presentes apresentaram a sua perspetiva sobre o que tem sido feito a este nível e algumas sugestões a serem implementadas no futuro. “Foi o primeiro encontro que entendo desde logo positivo pelas críticas e sugestões colocadas e semestralmente será realizada reunião para, em conjunto, se perceber a evolução da estratégia traçada”, conclui João Lobo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet