Por: Diario Digital Castelo Branco
O Corta-Mato Escolar é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo escolar anual e que o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão (AEVVR) realizou na quarta-feira passada.
O Corta-Mato Escolar é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo escolar anual e que o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão (AEVVR) realizou na quarta-feira passada.
Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, o local selecionado pela organização foi o estádio municipal, num percurso bastante adequado, aproveitando a zona verde envolvente do recinto desportivo e que mobilizou, num ambiente de convívio e camaradagem os alunos dos vários ciclos envolvidos, os professores e os assistentes operacionais que proporcionou uma alteração à rotina escolar.
As imagens registam a grande festa em que se traduziu esta edição do Corta Mato. Foram mais de uma centena os participantes, dos vários escalões etários, desde o 1.º até ao 9.º ano, que se apresentaram, entusiasmados, na linha de partida, fazendo do desporto e da corrida uma verdadeira festa.
A edição trazia consigo um interesse muito especial pois, através de um programa da iniciativa do IPDJ, conseguimos trazer até Ródão o campeão olímpico Carlos Lopes, extraordinário atleta internacional, que serviu de exemplo e mobilizou gerações de atletas que representaram e representam Portugal ao mais alto nível, trazendo para o desporto português a maioria das medalhas obtidas em grandes competições internacionais, com especial destaque para a medalha de ouro da maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
A prova, disputada nos estalões de infantis A e B, iniciados, juvenis e juniores, serviu para apurar os representantes do Agrupamento de Escolas na competição distrital a disputar em Castelo Branco no dia 31 de janeiro.
A organização desta prova e o sucesso da mesma foi possível com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, da Associação de Atletismo de Castelo Branco, da GNR, Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão e da colaboração de docentes e não docentes do Agrupamento que estimularam e acompanharam os alunos durante uma manhã inteira dedicada ao desporto e ao convívio.
Em comunicado enviado, a AEVVR faz votos para que esta iniciativa tenha constituído, para muitos dos participantes, o despertar para a prática desportiva regular e para competição no atletismo e que a importante presença e testemunho do atleta olímpico Carlos Lopes constitua um especial incentivo para os jovens aos quais deixou um interessante depoimento.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet