Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 24 de janeiro de 2017

Comissão Regional do Centro desafia empresas a inovarem com Ensino Superior

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, desafia as empresas a reforçarem a inovação nas suas atividades em colaboração com as instituições do ensino superior.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, desafia as empresas a reforçarem a inovação nas suas atividades em colaboração com as instituições do ensino superior.

Numa visita ao município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, Ana Abrunhosa realçou a necessidade de promover a modernização da economia nacional, com os empresários, que “sabem do que precisam”, a buscarem o apoio das universidades e institutos politécnicos em cada região.

A presidente da CCDRC, com sede em Coimbra, intervinha no auditório do edifício municipal Monsenhor Nunes Pereira, onde decorreu uma sessão de esclarecimento sobre os apoios da União Europeia no âmbito do Portugal 2020, com a participação de empresários, investidores de diversas áreas e agentes da economia social.

Os centros de investigação do ensino superior “é que detêm o conhecimento, porque é essa a sua missão”, disse, no início dos trabalhos, que tiveram como anfitrião o presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, o social-democrata José Brito.

“Os empresários têm muito valor e sabem do que precisam”, sublinhou a responsável, para defender que os empreendedores “não podem é trabalhar sozinhos” e devem aproximar-se das instituições que produzem conhecimento e inovação.

Ana Abrunhosa deu o exemplo de um empresário do setor da construção civil que conheceu numa anterior sessão pública, em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, que lhe revelou estar “muito satisfeito” com a colaboração que mantém com investigadores universitários.

No âmbito dessa parceria, segundo a presidente da CCDRC, o empreendedor concebeu uma proposta para a produção de um tijolo com características específicas, fabricado com matéria-prima da região.

O projeto avançou, com resultados positivos, e a empresa em causa está a exportar o tijolo inovador para vários países, não tendo já capacidade de resposta para as encomendas.

“Temos de criar cada vez mais uma dinâmica empresarial”, proclamou, por seu turno, o presidente do município da Pampilhosa da Serra, no interior da região Centro.

José Brito frisou que o concelho integra “um território onde os empresários fazem o dobro do esforço” dos congéneres do litoral e dos grandes centros urbanos.

Cumprindo regras iguais, “é obrigação fazer algo mais” para fazer avançar novos empreendimentos e dinamizar a economia do interior, acrescentou o autarca do PSD.

Num território onde “as micro e pequenas empresas são muito importantes”, apelou à mobilização dos investidores para enfrentarem as adversidades e “nunca desistirem”, o que, na sua opinião, tem sido ao longo dos séculos “uma qualidade do povo serrano”, nos distritos de Coimbra e Leiria.

O atual quadro comunitário, em vigor até 2020, foi concebido “de costas viradas” para as câmaras municipais, lamentou.

José Brito defendeu a necessidade de “desenvolver o país como um todo”, aproveitando os fundos europeus para também “manter as pessoas” no interior, a braços com uma tendência de desertificação desde a primeira metade do século passado.

O autarca deu o exemplo dos apoios comunitários para projetos na área agropecuária, que excluem “quem não está coletado há menos de um ano”.

Na sua opinião, importa que algumas regras do Portugal 2020 sejam alteradas numa próxima oportunidade, para que os fundos disponíveis possam “ir ao encontro do interior e da coesão”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!