Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, disse hoje que a Beira Baixa tem infraestruturas de qualidade, inovadoras e que não faltam recursos nem pessoas.
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, disse hoje que a Beira Baixa tem infraestruturas de qualidade, inovadoras e que não faltam recursos nem pessoas.
"Na região da Beira Baixa não nos faltam as infraestruturas. Temos infraestruturas de qualidade, inovadoras, não nos faltam os recursos, nem as pessoas", afirmou.
A presidente da CCDRC falava em Castelo Branco, no encerramento da apresentação do projeto Ecossistema de Apoio ao Empreendedorismo na Beira Baixa (E.AEBB), uma iniciativa da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco (CATAA), financiado no âmbito do programa operacional Centro 2020.
"O que é que este projeto [E.AEBB] de facto nos traz aqui de diferente? É usarmos muito a palavra rede e plataforma e é isso mesmo que nós precisamos de fazer nestes territórios. Aqui, a nossa preocupação enquanto atores de promoção de desenvolvimento regional, é ajudar-vos na consolidação e na construção destas redes e plataformas", sustentou.
Explicou que as vantagens da criação destas redes e plataformas é ajudar a tornar grande aquilo que é pequeno: "Trazem para as nossas instituições, empresas, ideias de negócio, recursos e competências que sozinhos não temos", concluiu.
Ana Abrunhosa disse ainda que este projeto vai ajudar a criar uma melhor envolvente aos empresários que já estão nestes territórios.
"Não temos dúvidas de que ser empresário nesta região é mais difícil e exige mais diariamente do que a um que está noutros territórios, que tem mais facilidades. A alguns [empresários] basta abrir as portas para ter clientes e parceiros. Aqui [interior] não. Aqui, até ser autarca é muito mais difícil, temos que ser mais resilientes, não desistir e inventarmo-nos todos os dias", concluiu.
Esta responsável sublinhou ainda que ao nível do Centro 2020 há o compromisso com os autarcas: "Quando se esgotarem as verbas, o nosso compromisso é reforçar estas verbas. Isto é essencial".
Na cerimónia de encerramento da apresentação deste projeto estava prevista uma intervenção da coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).
Contudo, Helena Freitas não pode estar presente em Castelo Branco por motivos de última hora.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet