Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 28 de fevereiro de 2017

Deputados Socialistas querem estabilidade no preço do gás de garrafa

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os deputados do PS de na Assembleia da República querem estabilidade nos preços de gás de garrafa e querem saber se a Autoridade da Concorrência (AdC) já respondeu ao pedido de esclarecimento do Governo sobre esta matéria.

Os deputados do PS de na Assembleia da República querem estabilidade nos preços de gás de garrafa e querem saber se a Autoridade da Concorrência (AdC) já respondeu ao pedido de esclarecimento do Governo sobre esta matéria.

A questão consta de um requerimento, que é subscrito pela deputada Hortense Martins, Vice-Presidente da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas e eleita pelo circulo de Castelo Branco, em conjunto com outros deputados do PS, e que é endereçado ao gabinete do secretário de Estado da Energia.

No documento, os parlamentares recordam que o gás natural chega apenas a 25% da população nacional, localizada sobretudo em grandes centros urbanos. “A grande maioria dos portugueses são obrigados a recorrer ao gás de petróleo liquefeito, chamado gás de garrafa”, lembram, assinalando que “este mercado apresenta diversas anomalias em relação a preços, nomeadamente em comparação com Espanha, além de uma enorme assimetria a nível regional”.

Como sabemos é também nas zonas do Interior, onde a dependência deste tipo de energia é mais frequente”, afirma a deputada Hortense Martins e recorda que “foi por decisão do Partido Socialista que a nossa região teve acesso ao Gás natural, numa tomada de posição a favor destas regiões, com menor densidade populacional, e desta forma contribuindo assim para dar mais condições a estas populações. Ainda assim, fora dos centros urbanos, há muitas pessoas que têm que recorrer ao gás de botija, sendo mesmo de uma enorme injustiça a diferença de preços existente”.

Os socialistas dizem ainda que face a estas evidências, em maio de 2016, o Governo solicitou esclarecimentos à Autoridade da Concorrência. “Sabemos que no contexto do Orçamento do Estado para o ano de 2017 a regulação deste mercado passou para o domínio da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, aproveitando as economias de escala com o Gás Natural”, dizem. No entanto, gostariam que o Governo esclarecesse se a AdC já respondeu e os termos dessas resposta.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!