Por: Diario Digital Castelo Branco
O Mercadinho do Camponês realiza-se no próximo dia 12 de março, é agora uma iniciativa com realização trimestral, ao 2.º domingo do mês de Março, Junho, Setembro e Dezembro na escola primária do Juncal do Campo.
O Mercadinho do Camponês realiza-se no próximo dia 12 de março, é agora uma iniciativa com realização trimestral, ao 2.º domingo do mês de Março, Junho, Setembro e Dezembro na escola primária do Juncal do Campo.
O Mercadinho do Camponês tem consolidado a criação de um circuito curto entre produtores e consumidores, através da valorização dos produtos locais, dos excedentes agrícolas, do artesanato e dos saberes tradicionais.
No entanto o mercadinho é ainda muito mais, é um projeto de economia solidária da associação EcoGerminar, que assume a organização com a mobilização da população e a procura de decisoões democráticas, dando primazia à procura de consensos entre os participantes, valoriza por outro lado outras formas de economia, como a economia doméstica (produção caseira), a troca de produtos como por exemplo de brinquedos (economia da troca ou da reciprocidade) e também a comercialização de produtos usados (economia circular, através da reutilização, recuperação e reciclagem ).
O mercadinho não é apenas um projeto económico, é um projeto de desenvolvimento local e de educação para o desenvolvimento, por isso também é um projeto de cidadania ativa. A organização informa que serão muitas as novidades e dinâmicas que estão a ser preparadas para as próximas edições.
O Mercadinho do Camponês, comemora a sua X edição, uma iniciativa promovida pela associação EcoGerminar, com apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo, Camara Municipal de Castelo Branco e ACR do Juncal do Campo, dando sequência ao bom trabalho iniciado no âmbito do projeto "Há Festa no Campo". A participação no mercadinho é gratuita, aberta a todos/as interessados/as, que poderão entrar em contacto através do email : ecogerminar@gmail.com
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet