Castelo Branco: “Quarto de Espanto” no Centro de Cultura Contemporânea

O Centro de Cultura Contemporânea tem patente até 2 de julho a exposição "Quarto de Espanto" em torno da coleção da CGD.

  • Cultura
  • Publicado: 2017-03-15 07:01
  • Por: Cristina Valente

O Centro de Cultura Contemporânea tem patente até 2 de julho a exposição "Quarto de Espanto" em torno da coleção da CGD.

A mostra, inaugurada no passado sábado, é a terceira de um ciclo de três exposições que tiveram lugar em Tavira, Bragança e agora Castelo Branco, e que partilharam um mesmo tema, uma mesma estrutura e um mesmo objetivo.

Esta exposição parte de uma seleção de peças da coleção da Caixa Geral de Depósitos, acolhe uma obra inédita do artista convidado, Mattia Denisse, e artefactos provenientes dos espólios de alguns espaços museológicos do concelho, como o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o Museu de Arte Sacra, Museu do Canteiro e Centro de Interpretação do Jardim do Paço.

Bruno Marchand, Curador da Exposição, explicou que a ideia de inserir na mostra objetos de museus da região, pretende "provocar diálogos, encontros entre duas idades da arte absolutamente distintas, mas que ainda possam coexistir e nos possam lembrar de elos invisíveis que faziam da obra de arte alguma coisa com poder simbólico".

Entre outros artistas, estão presentes na exposição obras de Alberto Carneiro, Ana Jotta, Francisco Tropa, Helena Almeida, João Queiroz, Jorge Molder, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes.

Na inauguração Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, destacou as parcerias que têm sido feitas a nível cultural e que têm permitido trazer a Castelo Branco exposições e eventos de grande qualidade.

"Esta é uma mostra é mais um exemplo positivo de uma parceria, com a Culturgest, que permite receber esta mostra, mas na cultura temos feito várias parcerias, como é o caso do Município do Redondo, ou com a Catedral de Manchester, só para dar dois exemplos bem recentes" frisou Luís Correia.

O autarca frisou a grande aposta que o município tem feito na cultura, "sabemos que é a melhor forma de nos desenvolvermos" concluiu.

PUB

PUB

PUB

PUB