Por: Diario Digital Castelo Branco
O nível do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Afonso de Paiva patenteia um conjunto de práticas centradas quer no uso da informação e do conhecimento quer na promoção da leitura.
O nível do trabalho realizado nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Afonso de Paiva patenteia um conjunto de práticas centradas quer no uso da informação e do conhecimento quer na promoção da leitura.
Destaca-se o papel transversal que a biblioteca ocupa presentemente no apoio aos curricula, com impactos no desenvolvimento e melhoria das aprendizagens.
A Candidatura de Mérito realizada pela Biblioteca Afonso de Paiva à iniciativa “Ideias com Mérito” da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), iniciativa que tem como objetivos identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas pelas bibliotecas escolares, leva uma das práticas das nossas bibliotecas mais além.
A nota a que o DDCB teve acesso refere que, no universo das candidaturas apresentadas em 2017 foram selecionados, a nível nacional, apenas nove projetos, nos quais se inclui o projeto “Ler, Contar e Recontar”, da responsabilidade da equipa da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva. Este projeto, a realizar em dois anos (2017-2019), alia o trabalho de compreensão leitora ao prazer de ler, sendo concretizado de forma articulada entre a equipa da biblioteca escolar e os docentes do 1.º ciclo.
O Agrupamento recebe assim a mais alta distinção de mérito da RBE, com a atribuição de um consistente prémio financeiro, contando com o sólido apoio da Direção do Agrupamento.
Na mesma nota, a professora bibliotecária Carla Nunes refere que “este prémio traduz o conceito de inovação associado aos múltiplos projetos das bibliotecas escolares do Agrupamento Afonso de Paiva, ficando assim claramente assinaladas as boas práticas em diferentes áreas de intervenção, que evidenciam uma apropriação da Biblioteca Escolar pela comunidade educativa e demonstram um trabalho consistente no apoio aos currícula, na melhoria das aprendizagens e no desenvolvimento de competências leitoras e das multiliteracias.” Conclui a docente.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet