Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O curso de mestrado integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) renovou a acreditação para os próximos seis anos, período máximo concedido pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
O curso de mestrado integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI) renovou a acreditação para os próximos seis anos, período máximo concedido pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Numa nota publicada na página oficial da internet, a instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco, adianta que a análise realizada pela Comissão de Avaliação Externa (CAE) mereceu nota positiva e que abrangeu todos os aspetos relacionados com a qualidade da formação dos médicos na UBI, tais como o plano de estudos, a organização interna da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), os recursos humanos e físicos, a investigação e as parcerias externas, entre outros.
Citado pela UBI, o parecer da comissão de avaliação, que serviu de base à decisão da A3ES, refere que estão a ser formados na FCS "médicos capazes de responder às necessidades do sistema nacional de saúde".
"A metodologia de ensino inovador, que tem sido elogiada desde a criação do curso, foi considerada bem adaptada aos objetivos do mestrado integrado, tal como a avaliação dos alunos que em elevado número obtêm o grau de mestre em Medicina no tempo previsto para a duração do ciclo de estudos (seis anos)", acrescenta a informação.
A organização interna da escola, as instalações físicas adequadas (laboratórios de ensino, salas de aula, espaços de estudo e biblioteca) e o corpo docente próprio e qualificado foram outros pontos fortes identificados.
"Outro aspeto destacado refere-se aos estágios disponíveis para os alunos. É elogiado o esforço de estabelecer uma rede de instituições na região com o objetivo de um ensino/treino de competências clínicas de qualidade", acrescenta.
A UBI explica ainda que a CAE também considerou que "a instituição desenvolve investigação científica nas áreas básica e translacional de elevada qualidade, com aplicabilidade prática e dirigida à criação de valor, em parceria com instituições/grupos de investigação nacionais e internacionais.
É ainda feita referência ao Centro de Investigação em Ciências da Saúde, avaliado com "muito bom", pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet