Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 9 de junho de 2017

Empresa do Fundão comercializa 170 mil ovinos por ano

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Gestiovinos comercializa 170 mil ovinos por ano, o que perfaz uma média diária de mais de 450 animais e já lhe permitiu atingir um volume de negócios anual de sete milhões de euros.

A Gestiovinos comercializa 170 mil ovinos por ano, o que perfaz uma média diária de mais de 450 animais e já lhe permitiu atingir um volume de negócios anual de sete milhões de euros.

Criada em 2013 pelo casal Paulo Brito e Beatriz Brito, a empresa não tem parado de crescer e está já entre as maiores do setor na Península Ibérica, sendo que inaugura hoje - numa cerimónia integrada nas comemorações do Dia do Concelho do Fundão - dois novos centros de acabamento, que implicaram um investimento de quatro milhões de euros.

"Passámos de 30 mil animais no primeiro ano para os atuais 170 mil e, naturalmente, esse crescimento teve de ser acompanhado com a expansão a nível das explorações e dos espaços físicos", explicou à agência Lusa o empresário Paulo Brito.

Adiantando que Gestiovinos trabalha com borregos (a maior parte), ovelhas e cordeiros de leite, o empresário também referiu que, até agora, a empresa criou 12 postos de trabalho diretos e que conta já com três explorações agrícolas que perfazem mais de 500 hectares de terreno.

Segundo referiu, estão todas localizadas em freguesias do Fundão, concelho de onde é natural e ao qual dá primazia sempre que pode: "Desse investimento de quatro milhões de euros, 80% ficou nas empresas locais", garantiu.

A produzir exclusivamente para o grupo Jerónimo Martins, a empresa tem produção própria e contratos com mais de 700 produtores de todo o país, aos quais garante a compra dos animais ao longo de todo o ano e sempre ao mesmo preço.

"Compramo-los quando eles têm 12 quilos, depois ficam aqui até aos 30 quilos e depois disso é que seguem para a comercialização. Mas todo este processo é muito importante, porque contribuímos para estabilizar e até para regular o setor, já que hoje os produtores sabem que podem produzir sem receio porque têm para onde vender os animais e sabem ainda o preço que vão obter", frisou.

Paulo Brito sublinha igualmente que desta forma a empresa também acaba por contribuir para aumentar o número de ovinos produzido em Portugal, país que continua a ter mais consumo do que produção.

Além disso, a Gestiovinos mantém o objetivo de continuar a evoluir e, no futuro, também pretende avançar com novos projetos no ramo agroalimentar.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!