Introduza pelo menos 5 caracteres.
Economia 9 de junho de 2017

Distrito de Castelo Branco com maior queda de insolvências nos primeiros 5 meses do ano

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As constituições de empresas em Portugal aumentaram 6,3% até maio, face a igual período do ano passado, para 18.413, enquanto as insolvências caíram 0,8% para 667, segundo dados divulgados pela Iberinform.

O distrito de Castelo Branco, foi um onde as insolvências mais baixaram. 

As constituições de empresas em Portugal aumentaram 6,3% até maio, face a igual período do ano passado, para 18.413, enquanto as insolvências caíram 0,8% para 667, segundo dados divulgados pela Iberinform.

Apesar das insolvências terem aumentado em 2,4% em maio deste ano em Portugal, comparativamente a idêntico mês do ano anterior, para 692 empresas, a constituição de empresas aumentou 12%, para 3.447, em termos homólogos, refere em comunicado a Iberinform, filial da espanhola Crédito y Caución, especializada em soluções de gestão de clientes para as áreas financeiras, de marketing e internacional.

Por distritos, Lisboa foi aquele em que se verificou o aumento mais significativo de insolvências, ao passarem de 804 para 940 empresas, mais 136 que no ano passado (um acréscimo de 16,9%).

O distrito do Porto, por seu turno, também apresentou um valor elevado (640 empresas), mas que traduz uma queda de 8,7% face a 2016.

Já Castelo Branco e Coimbra apresentaram decréscimos significativos, de 32,7% e 24,2%, respetivamente, sendo que os distritos que revelam aumentos "mais notórios" são Bragança e Faro, com aumentos de 38,9% e 27,7%, respetivamente, em relação ao período homólogo.

Ao nível dos setores, aqueles que apresentaram decréscimos de insolvências no período em análise são o comércio a retalho, construção e obras públicas, eletricidade, gás e água, indústria extrativa e transformadora, telecomunicações e transportes.

Estes decréscimos são superiores nos setores da indústria extrativa (queda de 16,7%), telecomunicações (menos 33,3%) e transportes (redução de 1,5%).

Por sua vez, os aumentos mais significativos registaram-se nos serviços (6,5%) e na hotelaria e restauração (5,7%).

O número de constituições de empresas em Portugal evidenciou-se de forma significativa apenas em Faro e Setúbal, não havendo a registar descidas relevantes e com a maioria dos distritos a manterem o peso em termos de constituições de empresas.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!