Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 16 de junho de 2017

Castelo Branco: CEi na rota de criação e aceleração de startups do Turismo

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Centro de Empresas Inovadoras (CEi) de Castelo Branco, faz parte do Tourism Explorers, um programa de criação e aceleração que tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo em Portugal, ao desafiar empreendedores individuais e equipas a desenvolverem novos projetos no Turismo.

O Centro de Empresas Inovadoras (CEi) de Castelo Branco, faz parte do Tourism Explorers, um programa de criação e aceleração que tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento da inovação e empreendedorismo em Portugal, ao desafiar empreendedores individuais e equipas a desenvolverem novos projetos no Turismo.

Desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups, o Tourism Explorers vai apoiar a criação de novas empresas com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo.

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, este é o maior programa nacional de criação e aceleração de novas startups focadas no setor do turismo. Vão ser ao todo 500 pessoas em 12 cidades do país, incluindo Castelo Branco, distribuídas por duas fases: na primeira, a fase de ideação, serão criadas soluções inovadoras que visam responder a desafios específicos do setor do turismo; na segunda, a fase de aceleração, serão desenvolvidos os projetos e podem ser testados e validados os modelos de negócio das equipas.

O programa consiste num conjunto de 5 bootcamps de formação na fase de ideação, ao longo de cinco dias, e 7 bootcamps, um dia por semana, durante sete semanas, na fase de aceleração.

Na parte da Ideação do Tourism Explorers os participantes aprendem a identificar um segmento de mercado e a caracterizá-lo. De seguida, encontram os principais desafios que os esperam, como sejam, fazer entrevistas para identificar problemas e definir novas soluções, estimando o seu valor. Por fim, vão desenvolver os modelos de negócio criados.

Segundo o presidente da Câmara de Castelo Branco e presidente da CATAA – entidade gestora do CEI, “a associação a este concurso surge no âmbito de uma parceria com o Turismo de Portugal, entidade com quem foi assinado um protocolo de cooperação em 2016”.

Luis Correia acrescentou ainda que “este programa incide num setor estratégico para Castelo Branco, o setor do turismo, totalmente alinhado com a estratégia de promoção do empreendedorismo e da inovação empresarial em Castelo Branco. É com elevada expetativa que o CEI se envolve e o dinamiza, com foco naqueles que vão ser os seus resultados. Esperamos chegar ao final dos bootcamps e termos como resultado a criação de novas empresas com produtos e serviços ligados ao setor do turismo.”

As candidaturas para participação podem ser apresentadas até ao dia 25 de junho no CEi de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!