Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 4 de julho de 2017

Castelo Branco: Aluno da Nuno Álvares selecionado para participar nas Olimpíadas Ibero-americanas

Por: Diario Digital Castelo Branco

Raul Pombo Monteiro, aluno do 12ºano da Escola Secundária Nuno Álvares, foi selecionado para participar, em setembro, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia.

Raul Pombo Monteiro, aluno do 12ºano da Escola Secundária Nuno Álvares, foi selecionado para participar, em setembro, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia.

No passado ano letivo, participou nas Olimpíadas de Física, a nível regional e a nível nacional, tendo sido selecionado para integrar um grupo de vinte pré-olímpicos. Durante o segundo e o terceiro períodos do ano letivo 2016-17, participou, um fim-de-semana por mês, na Universidade de Coimbra, no Projeto Quark!, no qual assistiu a aulas de Física, nas quais eram lecionados conteúdos do ensino superior.

No passado dia 27 de maio, o Raul e os outros pré-olímpicos foram submetidos a uma prova designada como Prova de Fogo (PDF).De manhã, realizaram uma prova teórica que avaliava como lidavam com problemas que envolviam conteúdos do ensino secundário e os lecionados nas sessões do Projeto Quark! ( a prova teve a duração de quatro horas com uma extensão de meia hora).

À tarde, realizaram duas provas práticas, cada uma de duas horas, para avaliação das competências laboratoriais. Todas as provas avaliavam, ainda, as competências dos alunos sob pressão, já que o grau de dificuldade era muito elevado.

Os cinco primeiros classificados vão participar nas Olimpíadas Internacionais de Física, na Indonésia. Os seguintes quatro melhores classificados representarão Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Colômbia.
 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!