Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de outubro de 2011

Gastronomia: Fornos voltam a ocupar aldeia histórica de Idanha-a-Velha para servir bolos e pão quente

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Vários fornos vão ocupar no fim-de-semana as ruas da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, e servir bolos e pão quente a ‘toda a hora’ no festival Casqueiro.

Vários fornos vão ocupar no fim-de-semana as ruas da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, e servir bolos e pão quente a ‘toda a hora’ no festival Casqueiro.

Idanha-a-Velha é a freguesia menos povoada do distrito de Castelo Branco, com apenas 63 residentes, de acordo com os resultados preliminares dos Censos 2011.

O momento em que mais gente recebe acontece todos os anos no Festival do Pão, Bolos e Tradições. Nesta aldeia que já foi uma importante cidade romana, as ruas voltam a ficar lotadas, com visitantes que procuram divertir-se e provar produtos locais.

Tudo começa no sábado, às 10:30, com a abertura do forno comunitário, junto do qual os visitantes do festival podem acompanhar o processo de fabrico do pão de forma artesanal, desde o amassar até à cozedura. Ao meio-dia abre-se os fornos de rua, assim como os espaços dos expositores de pão, bolos, artesanato, produtos regionais e tasquinhas.

Ao longo do dia haverá provas de pão nos seis fornos a lenha de várias aldeias do concelho, sempre com animação de rua a cargo do grupo de bombos Os Tapori a Bombar, do circo Viv'Arte e de Os Alegres das Concertinas.

Haverá ainda um carrossel e jogos tradicionais para crianças. O palco do certame acolhe às 18:00 o grupo de música tradicional Fora D'Horas, enquanto o grupo de música folk Alafun toca a partir das 21:00 na porta norte da muralha da aldeia.

Depois da meia-noite entra em funcionamento a tenda eletrónica.

No domingo, às 11:00, realiza-se uma Oficina do Pão no recinto das festas, onde as crianças são convidadas a fazer pão no forno a lenha: primeiro vão misturar os ingredientes, depois amassar, moldar e cozer.

A feira abre ao meio-dia e a animação de rua durante o resto da tarde cabe ao grupo de gaitas e percussão Som do Bordão, aos bombos Raia dos Sonhos e ao circo Viv'Arte.

Para as 16:00 está marcada uma ação de cozinha ao vivo sobre o ciclo do pão e às 18:30 sobe ao palco o grupo de música celta Ventos da Líria.

A organização está a cargo da Câmara de Idanha-a-Nova e da Liga dos Amigos da Freguesia de Idanha-a-Velha.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!