Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, considerou hoje, em Castelo Branco, que o percurso do médico Amato Lusitano é um espelho do caminho do povo hebraico.
O embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, considerou hoje, em Castelo Branco, que o percurso do médico Amato Lusitano é um espelho do caminho do povo hebraico.
Ehud Gol falava na abertura do congresso internacional "Amato Lusitano - A memória e o tempo", que assinala os 500 anos do nascimento do médico de Castelo Branco, de origem judaica.
"A história de vida de Amato Lusitano é praticamente a história do nosso povo", disse Ehud Gol, que pediu para que se continue a aprofundar o estudo da presença judaica em Portugal, através de iniciativas como a rede de judiarias.
Segundo o embaixador, a expulsão dos judeus feita por Espanha em 1492 "mudou drasticamente a demografia do Portugal daquela época", estimando em cerca de 200 mil o número de judeus que atravessaram a fronteira e se estabeleceram em Portugal.
Ehud Gol lembrou a importância de Amato Lusitano, citando dois marcos do seu percurso: a descoberta da circulação do sangue no século XVI e as funções enquanto médico pessoal do papa.
Para o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, Amato Lusitano é um nome importante "em que Castelo Branco se revê".
O autarca recordou que a cidade tem contribuído fortemente para a divulgação da vida e obra de Amato, organizando desde há vários anos jornadas temáticas, com a publicação de cadernos dedicados à obra do médico.
Em 10 de junho deste ano, foi a vez do Presidente da República, Cavaco Silva, homenagear Amato Lusitano, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, que decorreram na cidade de Castelo Branco.
Joaquim Morão considerou, também, que a presença judaica "pode ser uma mais valia”.
Depois da abertura dos trabalhos do congresso, os participantes rumaram à estátua de Amato Lusitano, onde os representantes das embaixadas de Israel e dos Estados Unidos da América depuseram flores.
O congresso internacional decorre até terça-feira, terminando com uma visita guiada pela judiaria da cidade.
Amato Lusitano, de seu nome João Rodrigues, nasceu em Castelo Branco em 1511 e morreu em Salónica em 1568.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet