Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Poucos foram os condutores que não buzinaram ontem ao passar pela Rotunda do Operário, na Covilhã, entre as 17h.00 e as 18h.00, no protesto contra as portagens promovido pela comissão de utentes das autoestradas A23, A24 e A25. Para hoje, a comissão de utentes tem marcado novo buzinão para as 17h.00 no cruzamento das Tílias em Castelo Branco.
Poucos foram os condutores que não buzinaram ontem ao passar pela Rotunda do Operário, na Covilhã, entre as 17h.00 e as 18h.00, no protesto contra as portagens promovido pela comissão de utentes das autoestradas A23, A24 e A25. Para hoje, a comissão de utentes tem marcado novo buzinão para as 17:00 no cruzamento das Tílias em Castelo Branco
Bastaram alguns cartazes empunhados por membros da comissão nas entradas da rotunda para os condutores começarem a apitar num sinfonia que juntou ligeiros, jipes, comerciais e pesados.
A "facilidade de adesão" de "toda a gente” que passava foi a principal imagem do protesto retida por Marco Gabriel, porta-voz da comissão, que distribuiu folhetos a quem passava.
No panfleto estava o alerta repetido até à exaustão e que a comissão promete continuar a fazer ouvir: "o interior já é duplamente penalizado por ter um poder de compra abaixo da média nacional e por não haver vias alternativas".
Por isso, "é desejável que a A23 (Guarda - Torres Novas), A24 (Viseu - Chaves) e A25 (Aveiro - Vilar Formoso) continuem sem portagens”.
O facto de o Governo ainda não ter divulgado uma data ou preços para cobrança de portagens nestas autoestradas, cinco dias depois de o Conselho de Ministros ter aprovado o decreto-lei que as determina, é visto como um sinal de esperança.
"Nada é irreversível: continuamos a acreditar que o Governo vai recuar. Já foi possível adiar de abril para setembro e depois para outubro e agora esperemos que não sejam implementadas portagens", concluiu Marco Gabriel.
Para hoje, a comissão de utentes tem marcado novo buzinão para as 17h.00 no cruzamento das Tílias em Castelo Branco e para dia 28 está agendada uma vigília, a partir das 18h.00, na rotunda de entrada da Covilhã.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet