Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 21 de outubro de 2011

Pedro Passos Coelho e Zeinal Bava assinalam hoje início das obras centro de dados da PT na Covilhã, um dos maiores da Europa

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O arquiteto Carrilho da Graça é o autor do projeto do centro de dados da Portugal Telecom (PT) na Covilhã, um dos maiores da Europa e cujo início das obras é hoje assinalado.

A cerimónia agendada para as 15:00 contará com as presenças do presidente executivo da PT, Zeinal Bava, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O arquiteto Carrilho da Graça é o autor do projeto do centro de dados da Portugal Telecom (PT) na Covilhã, um dos maiores da Europa e cujo início das obras é hoje assinalado.

A cerimónia agendada para as 15:00 contará com as presenças do presidente executivo da PT, Zeinal Bava, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Durante a cerimónia será revelada a maqueta e os planos arquitetónicos de Carrilho da Graça.

Entre outros prémios, o arquiteto já foi galardoado com o prémio Pessoa em 2008 e distinguido este ano pelo governo francês com as insígnias de cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

O investimento da PT entrará em funcionamento no quarto trimestre de 2012, ascende a 90 milhões de euros e terá uma área de implantação de 75.500 metros quadrados nos terrenos do aeródromo da cidade, desativado em setembro.

Dentro do centro de dados vão caber mais de 50.000 servidores com 30 petabytes de armazenamento, o equivalente a mais de 75 milhões de filmes em alta definição.

Toda esta capacidade vai posicionar Portugal como "um polo de exportação de armazenamento de dados a nível mundial", destacou fonte da empresa à Lusa.

A nível local, está prevista a criação de 100 postos de trabalho diretos, muitos relacionados com engenharias.

A criação de um polo tecnológico e sinergias com a Universidade da Beira Interior deverá fomentar, pelo menos, outros 400 empregos na área das tecnologias de informação, estima a empresa.

A PT ambiciona ainda fazer do centro de dados uma "referência internacional" em termos ambientais, pela eficiência energética e utilização de fontes renováveis.

Estão previstas poupanças de 93 mil toneladas de dióxido de carbono e de 40 por cento no consumo de energia, com utilização de sistemas de refrigeração amigos do ambiente.

A Covilhã fez parte de "um lote de 26 localidades" analisadas para instalação do investimento e a escolha obedeceu a um estudo de parâmetros, "tais como, condições meteorológicas, níveis elevados de segurança sísmica, impacto social, económico, ambiental e acessibilidades", destaca a PT.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!