Por: Diario Digital Castelo Branco
A Câmara de Castelo Branco, através dos Serviços Municipalizados de Água, conseguiu em 4 anos reduzir 13,5% as perdas de água distribuída na rede pública de abastecimento.
A Câmara de Castelo Branco, através dos Serviços Municipalizados de Água, conseguiu em 4 anos reduzir 13,5% as perdas de água distribuída na rede pública de abastecimento.
Em 2017 as perdas de água verificadas na rede pública de distribuição foram apenas de 17,19%, quando em 2013 eram de 30,77%. Uma redução de 13,5% que posiciona Castelo Branco como um dos concelhos do país com uma das taxas de desperdício de água mais baixa. A nível nacional, a taxa de perda de água é de 39%.
A redução de perdas de água tem sido progressiva ao longo dos últimos anos, com reduções anuais sempre acima dos 2% a 4%, o que tem permitido uma estabilização do fornecimento.
Este aumento da eficácia, deve-se em grande medida à estratégia definida e ao investimento efetuado no concelho, na melhoria e renovação de condutas de água, através de zonas de medição e pelo controlo na rede para medição dos caudais em tempo real, o que permite detetar, de imediato, eventuais fugas de água.
Foram ainda implementados pelos serviços municipalizados de água, contadores de telemetria, que permitem a real leitura dos consumos efetuados.
A qualidade da água distribuída em Castelo Branco foi premiada, no final de 2017, com o selo de qualidade, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Trata-se de um galardão que confirma a excelência da água que sai das torneiras e é consumida no concelho de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet