Por: Diário Digital Castelo Branco
Durante o ano 2026 a galeria António Lopes surge com uma nova proposta de atividades destinada a todas as idades.
Trata-se de oficinas de fim de semana, que irão decorrer mensalmente, com a colaboração do artista plástico Fernando Aranda, professor de desenho na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorando em Media Artes.
A primeira oficina, que decorre no próximo dia 17 de Janeiro, entre as 10:00 e as 13:00, será inteiramente dedicada à Monotipia, uma técnica de impressão artística que consiste na criação de uma imagem sobre um suporte rígido, através do desenho e/ou da pintura, para posterior transferência por pressão manual ou mecânica (com prensa) para papel ou outros materiais.
As temáticas das oficinas de fim de semana do primeiro semestre do ano já se encontram agendadas e contam com Desenho de Natureza Morta (21 de fevereiro), Fotografia Alternativa – Gumoil (21 de março), Desenho de Figura Humana (11 de abril), Fotografia Alternativa – Cianotipia e Viragem da Cor (09 de maio) e Desenho de Paisagem (20 de junho).
Os participantes, jovens ou adultos, não necessitam de ter conhecimentos prévios em artes visuais, contudo devem fazer inscrição obrigatória (info@fernandoaranda.art, 967695054) dado que as vagas são limitadas.
Cada participante terá direito a um certificado de presença da respetiva oficina que frequentou e, no final, aqueles que conseguirem concluir todos os ateliers, irão receber um diploma específico deste Curso de Artes.
Os materiais serão disponibilizados a cada sessão, solicitando-se apenas ao participante que traga um avental ou roupa adequada a atividades com tinta.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet