Por: Cristina Valente
O Instituto Politécnico de Castelo Branco comemorou hoje o seu 31º aniversário.
Durante a cerimónia comemorativa foram entregues os prémios de mérito e homenageados os colaboradores com 25 anos de serviço.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco comemorou hoje o seu 31º aniversário.Durante a cerimónia comemorativa foram entregues os prémios de mérito e homenageados os colaboradores com 25 anos de serviço.
Na sua intervenção Carlos Maia, presidente da Instituição, lembrou os tempos difíceis que se vivem e a importância que a formação das populações ganha numa situação como a actual “quanto maior for a qualificação da população, mais preparado estará o país para enfrentar a crise”. Num contexto como o actual, ganha maior importância uma instituição de ensino superior no interior do país “a importância e a capacidade de uma instituição de ensino superior no interior deve ser avaliada também, e essencialmente, pela influência que tem no desenvolvimento global da região” afirmou Carlos Maia.
Para o responsável do IPCB a qualificação do corpo docente é uma aposta e prioridade assumida, o objectivo é que em 2014 o IPCB tenha pelo menos 60% do seu corpo docente doutorado “constitui um enorme encargo financeiro, mas é estratégico para a instituição e para o país”.
No ensino e formação o grande objectivo é a consolidação da oferta formativa e a implementação de metodologias fomentadas da auto-aprendizagem e da flexibilidade que incentiva ao empreendedorismo, à mobilidade e à formação ao longo da vida “vamos promover, nos primeiros meses do ano de 2012, uma jornada a nível nacional, para que se faça o balanço daquilo que foi o processo de Bolonha no nosso país e onde serão convidadas todas as instituições de ensino superior do país” anunciou Carlos Maia.
Desde o ano lectivo anterior que todos os planos de estudos leccionados no IPCB incluem uma unidade curricular de língua estrangeira e conteúdos em empreendedorismo. Na investigação foram implementadas medidas de apoio à divulgação da investigação realizada e criado o repositório científico, que permite difundir a produção científica.
Para premiar o mérito na investigação, Carlos Maia anunciou a criação de um Prémio de Mérito Cientifico “será entregue no dia do IPCB em 2012 para distinguir o docente que revele um desempenho de mérito nesta área”. O IPCB passará também a realizar anualmente um fórum para apresentação dos projectos desenvolvidos e em curso “que nos permitirá conhecer melhor a instituição e potenciar as capacidades instaladas”.
O presidente do Politécnico mostra-se preocupado com situações relacionadas com a acção social “há necessidade de fazer fortes investimentos na acção social, eliminando aqueles que indevidamente têm usufruindo dos seus benefícios, de modo a que se possa apoiar aqueles que efectivamente dele necessitam, porque tem vindo a aumentar significativamente o número de alunos com propinas em atraso” refere Carlos Maia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet