Por: Diario Digital Castelo Branco
Uma comitiva distrital do Bloco de Esquerda esteve na Sertã, depois de denuncias feitas pela população local
sobre o estado da Ribeira da Sertã e da Ribeira do Amioso.
Uma comitiva distrital do Bloco de Esquerda esteve na Sertã, depois de denuncias feitas pela população local
sobre o estado da Ribeira da Sertã e da Ribeira do Amioso.
As duas Ribeiras atravessam a vila e são zonas naturais e de lazer.
"Encontrámos os dois cursos de água com uma cor vermelha (cor do barro), bastante denso e na Ribeira do Amioso deparamos-nos até com vários pontos de espuma, esta situação perdura há sensivelmente um mês." explicam os responsaveis em comunicado.
A Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco avançou já com uma queixa ao SEPNA para averiguar o foco da poluição.
No dia 23 de Junho, foi a vez do deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, Carlos Matias, visitar o local. Deparou-se com uma água, de ambas ribeiras, com a cor mais densa que de dia 20.
"Esta situação é completamente insustentável e não se consegue perceber como é que as autoridades competentes ainda não tomaram medidas para resolver este grave problema que para além de abranger um grande percurso das ribeiras, afecta a zona da Carvalha, um espaço central na vila da Sertã que conta com uma praia fluvial e vários comerciantes" disse o deputado bloquista.
O Bloco vai questionar o Ministério do Ambiente, e quer saber se a autarquia tem conhecimento da situação e se sabe qual o foco poluidor, em caso afirmativo, o bloco quer ainda saber que medidas foram ou estão a ser tomadas para resolver o problema.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet