Por: Diario Digital Castelo Branco/Manuel Teles
Organizado e promovido pelo Centro Social Amigos da Lardosa, realizou-se no passado dia 28 de junho, na Casa do Povo de Lardosa, o 1º Encontro de Diretoras Técnicas de Instituições Sociais do concelho de Castelo Branco.
Organizado e promovido pelo Centro Social Amigos da Lardosa, realizou-se no passado dia 28 de junho, na Casa do Povo de Lardosa, o 1º Encontro de Diretoras Técnicas de Instituições Sociais do concelho de Castelo Branco.
Durante a receção as cerca de 40 Diretoras Técnicas presentes, tiveram oportunidade de ver um vídeo, onde puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo Centro.
Na sessão solene, Maria Amélia Alves, anfitriã da iniciativa, saudou todos e deu as boas vindas até esta “pequena” aldeia do interior, da qual fez um pequeno historial e também dos cerca de 33 anos da formação desta Instituição. Salientou ainda a importância das Diretoras Técnicas, num primeiro contacto, na resolução dos problemas apresentados pelos utentes e seus familiares.
Leopoldo Rodrigues, diretor do IEFP, falou sobre a importância da certificação escolar, certificação profissional, assim como de todos os colaboradores das IPSS. António Fernandes, Presidente do IPCB, saudou em especial Luis Jacob, relevando o empenho da instituição que lidera para o desenvolvimento nesta área social.
José Augusto Alves, Vice-Presidente da Câmara de Castelo Branco, cumprimentou todos e saudou a Mesa, afirmando que a CMCB apoia estes eventos, salientando as parcerias com IPCB e IEFP. Fez ainda um reconhecimento a Maria de Lurdes Pombo como sempre ligada ás Instituições Sociais, agradeceu ainda a presença de Luis Jacob como palestrante. Aos colaboradores e Técnicas alertou para a necessidade de partilharem saberes e experiencias com outras localidades. Em nome de Luis Correia, Presidente da Camara, agradeceu a todos.
Luís Jacob, orador convidado para o evento, salientou a importância destes encontros e o seu papel na formação de Diretores Técnicos, e pediu para exporem e debaterem os problemas e conflitos que diariamente encontram nos seus locais de trabalho. O debate foi muito participado, e durante cerca de uma hora assistiu-se a uma troca de experiencias, que muito enriqueceram a iniciativa.
Como nota de rodapé, de salientar que o Salão da Casa do Povo está dotado de 50 cadeiras novas, aguardam-se mais 50, num esforço conjunto da Junta de Freguesia e Camara Municipal de Castelo Branco. Mais uma vez se notou a falta de um elevador na escadaria daquele edifício, e a falta de acessibilidades a Pessoas com Deficiência.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet