Por: Diario Digital Castelo Branco
A União de freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, recebe no próximo fim de semana, dias 28 e 29, a 1ª Edição do Festêxtil - Festival dos Têxteis.
A União de freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, recebe no próximo fim de semana, dias 28 e 29, a 1ª Edição do Festêxtil - Festival dos Têxteis.
A iniciativa, da Câmara Municipal de Castelo Branco, está incluída na estratégia de dinamização das freguesias em torno da dimensão económica.
Para Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, o festival, pretende, "com um olhar na tradição, projeta a autenticidade da Freguesia num conceito inovador".
Recorde-se que , as localidades de Cebolais de Cima e Retaxo foram durante muitos anos um importante polo industrial ligado ao setor têxtil.
Segundo o comunicado da autarquia, o Festêxtil procura destacar o elemento aglutinador das duas localidades, a indústria têxtil. O evento vai realizar-se junto ao Museu dos Têxteis - MUTEX, "cenário ideal para realizar um festival desta natureza, envolvendo o Museu dos Têxteis, que vai ser um dos pontos centrais do evento" afirmou na apresentação do Festextil José Augusto Alves, Vice-Presidente da autarquia.
Durante os dois dias do certame, o Museu, que cumpre domingo o seu 1º aniversário, vai estar aberto para visitas guiadas, "com toda a maquinaria a funcionar", explica José Augusto Alves.
O certame é também dinamizador da atividade económica, segundo Miguel Vaz, presidente da União de Freguesias Cebolais de Cima e Retaxo, está prevista a presença de 40 stands que vão promover o que de melhor a União de Freguesias tem, "desde o artesanato à gastronomia", disse.
Em termos culturais, podem destacar-se o desfile de moda da Kakau, na noite de sábado, noite em que sobem ao palco os Perfume e a banda Albicastrense Bandit Casino.
Durante o certame vai ter lugar um concurso de bonecas de trapo e de rodilhas e será inaugurada a exposição, sábado às 16 horas, do pintor Rico Sequeira.
No domingo para assinalar o 1º aniversário do MUTEX, tem lugar às 18 horas um espetáculo de fado com a fadista Flávia.
A inauguração oficial do Festival está marcada para as 18 horas de sábado, com a presença do autarca albicastrense Luís Correia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet