Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e Castro Marim, em Faro, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os concelhos de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e Castro Marim, em Faro, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou ainda mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Leiria, Vila Real, Viana do Castelo e Bragança em risco muito elevado de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral Centro até meio da manhã e no interior durante a tarde.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte na faixa costeira ocidental, em especial durante a tarde.
Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte de nordeste até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.
Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro, pequena subida da temperatura máxima e descida da mínima no litoral oeste.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Coimbra) e os 20 (em Faro, Portalegre e Castelo Branco) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 35 (em Évora).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet