Por: Diario Digital Castelo Branco
A Comissão Política Distrital da JSD arrancou com uma série de iniciativas que marcam a rentrée política.
A Comissão Política Distrital da JSD arrancou com uma série de iniciativas que marcam a rentrée política. Durante a semana de matrículas dos novos alunos, os vários órgãos da JSD organizaram uma campanha de divulgação das suas propostas políticas educativas nas Instituições de Ensino Superior da região, onde teve a oportunidade de contactar com centenas de novos jovens nacionais e internacionais que escolheram este território para prosseguirem os seus estudos.
Setembro e Outubro são meses marcados pela Volta Nacional do Ensino Secundário da JSD, que poderá marcar o ‘kick-off’ da Volta Distrital anual pelos estabelecimentos de cada concelho, de forma ouvir os estudantes e apresentar presencialmente o trabalho desenvolvido. É também neste período que o Projeto Político “Agora, o Interior!” se dedica à Inovação, Emprego e Empreendedorismo. A par das habituais reuniões que irão decorrer com entidades da região e do estudo de propostas a ser apresentadas, também as plataformas de debate da organização darão enfoque aos respetivos temas.
Em contagem decrescente estão igualmente as eleições da JSD Penamacor, marcadas para 3 de novembro, bem como a reformulação do website da estrutura distrital, simplificando procedimentos, tornando-o mais interativo, próximo dos leitores e funcional, permitindo atualizações e alterações mais céleres e de fácil acesso para quaisquer futuros dirigentes da ‘jota’.
Não obstante, como fazer da Interioridade oportunidade é lema e propósito da JSD Distrital de Castelo Branco, a segunda metade do atual mandato ficará marcada pelo lançamento de uma academia formativa, um fórum de debate intitulado ‘Democracias XXI’. O Presidente da JSD Distrital Castelo Branco explica que este evento é “um projeto-piloto decorrente das Jornadas Europeias de 2016, cujo objetivo tem um alcance de médio-longo prazo, abrindo alas a que, no futuro, se a estrutura assim o desejar, se tornem numas jornadas anuais ou bianuais, à semelhança do que acontece noutras Distritais do país, marcando a reflexão das principais bandeiras da estrutura, mobilizando e informando as bases e a sociedade civil”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet