Por: Diario Digital Castelo Branco
Estiveram disponíveis em Penamacor, no dia 16 de setembro, bicicletas e carros elétricos para quem os quisesse experimentar. A iniciativa foi do Moveletur com o apoio do Município de Penamacor
Estiveram disponíveis em Penamacor, no dia 16 de setembro, bicicletas e carros elétricos para quem os quisesse experimentar. A iniciativa foi do Moveletur com o apoio do Município de Penamacor
O projeto Moveletur: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" passou por Penamacor, no domingo, dia 16 de setembro. A comitiva, que arrancou do Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia, esteve na Vila a promover a mobilidade elétrica. Depois de uma visita ao museu, da parte da manhã, estiveram disponíveis, da parte da tarde, três automóveis elétricos, em frente aos Paços do Concelho, para quem os quisesse experimentar. Também no Jardim da República estiveram seis bicicletas elétricas disponíveis para a utilização da população que ali passasse.
Para a vereadora da Câmara Municipal de Penamacor, Sandra Vicente, estes “projetos transfronteiriços são cada vez mais importantes”, principalmente quando associados à forte aposta “no turismo feita pela autarquia”. “Estamos desde o princípio neste projeto e estaremos recetivos a todos os projetos nesta área. A Reserva Natural da Serra da Malcata é extremamente interessante em termos de fauna e flora. As pessoas do interior do país sabem fazer um acolhimento ímpar e ainda temos a gastronomia. Se juntarmos a isto, este tipo de projetos e parcerias chegaremos a algum lado”, disse.
O projeto Moveletur: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos “verdes” que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.
Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13 euros, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet