Por: Diario Digital Castelo Branco
O Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda visitou e denuncia em comuincado de imprensa o que chama de "atentados ambientai"s provocados pelo mau funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Soalheira, concelho do Fundão. O BE também denunciou o caso as autoridades competentes e questionará o executivo na próxima sessão da Assembleia Municipal.
O Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda visitou e denuncia em comuincado de imprensa o que chama de "atentados ambientai"s provocados pelo mau funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Soalheira, concelho do Fundão.
O BE também denunciou o caso as autoridades competentes e questionará o executivo na próxima sessão da Assembleia Municipal. O BE dirigiu-se ao local no passado dia 11 de Setembro e encontrou uma ETAR praticamente ao abandono. Detetou também uma fuga numa conduta de esgoto, poucos metros antes da ETAR, que está a deitar os efluentes diretamente para terrenos e caminhos agrícolas. Alguns terrenos estão parcialmente alagados e o mau cheiro na zona é muito intenso.
No mesmo comunicado o BE alerta para os riscos ambientais e de saúde pública da população da Soalheira devido aos esgotos que correm para os terrenos agrícolas perto da ETAR. Alguns terrenos já não conseguem ser cultivados e existem outros onde as culturas são afetadas, indo diretamente para o lixo por não estarem em condições de serem consumidas.
Os maus cheiros e o impacto visual da Estação de Tratamentos de Águas Residuais da Soalheira são um incómodo para as populações da localidade.
O BE considera, ainda, que esta situação um grave problema de saúde pública, pelo que é necessário tomar medidas e corrigir o problema.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet