Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 27 de setembro de 2018

Fundão recebe migrantes com sentido de responsabilidade e de integração

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara do Fundão recebe 19 migrantes, que na terça-feira chegaram a este concelho, com um grande "sentido de dever e responsabilidade" e procurando "promover a melhor integração socioprofissional possível", referiu o presidente do município, Paulo Fernandes.

A Câmara do Fundão recebe 19 migrantes, que na terça-feira chegaram a este concelho, com um grande "sentido de dever e responsabilidade" e procurando "promover a melhor integração socioprofissional possível", referiu o presidente do município, Paulo Fernandes.

"É para nós um misto de sentido de dever mas, ao mesmo tempo, com enorme responsabilidade que recebemos este grupo, o que será feito em grande articulação com os ministérios que estão associados e com o Alto Comissariado para as Migrações", afirmou o autarca, em declarações à agência Lusa.

O Governo anunciou na terça-feira que os 19 migrantes que em julho foram resgatados pelo navio humanitário ‘Aquarius' tinham chegado nesse dia a Portugal e que seriam acolhidos no município do Fundão.

O comunicado conjunto dos gabinetes do ministro da Administração Interna e da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa referia que os migrantes foram recebidos numa ação humanitária concertada de Portugal, França e Espanha, estando em causa 17 homens e duas mulheres, provenientes de Eritreia (14), Nigéria (3), Iémen (1) e Sudão (1).

Questionado pela Lusa sobre o acolhimento, o presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco especificou que foi tudo preparado com um "trabalho de cooperação" entre todas as entidades envolvidas.

Especificou que as 19 pessoas ficam no antigo Seminário do Fundão e que a primeira fase do acolhimento será baseada no levantamento individual das condições de cada um dos migrantes, no apoio psicológico e de saúde, bem como na questão da tradução.

Segundo adiantou, o plano de acolhimento está pensado para 18 meses e terá em vista a "melhor integração possível" ao nível socioprofissional, o que poderá passar pelas áreas da agricultura e floresta.

"Estando integrados num espaço que tem uma quinta, considerámos que um programa associado à formação na área agrícola e na área florestal poderia ser interessante no seu processo de integração", apontou.

Tal não inviabiliza que se pensem e procurem outras possibilidades, dentro do que vai ser o conhecimento individual de cada caso e as aptidões e vontades destas pessoas, como ressalvou.

"O importante é ajudá-los a seguir um caminho e uma linha de vida melhor do que a que tiveram até aqui", disse, lembrando que estas pessoas passaram por situações "que muitos não sonham passar nem nos piores pesadelos".

O autarca mostrou-se ainda confiante de que a comunidade fundanense "estará à altura" de receber estas pessoas, desde logo tendo em conta a "tradição de tolerância e o pendor humanista" deste território.

A experiência que muitos fundanenses tiveram com a emigração, quando tiveram de procurar melhores condições de vida noutros países, também é um aspeto que o autarca acredita que possa ajudar no "dever humanista de integração".

Depois de lembrar os vários apelos que o secretário-geral da ONU tem deixado sobre esta matéria e a ligação que António Guterres tem ao Fundão, Paulo Fernandes também apontou a "componente simbólica" de este concelho receber migrantes.

Na reunião do executivo realizada na quarta-feira, os vereadores socialistas, Joana Bento e Sérgio Mendes, também se congratularam com o acolhimento deste grupo, deixando "um apelo público à tolerância de todo o concelho", de modo a que estas pessoas possam encontrar no Fundão tudo aquilo que não tiveram neste percurso.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!