Por: Patrícia Calado
Milhares de pessoas passaram pela Lardosa durante este fim de semana grande. A 13ª edição da Feira do Feijão Frade foi um sucesso.
Milhares de pessoas passaram pela Lardosa durante este fim de semana grande. A 13ª edição da Feira do Feijão Frade foi um sucesso.
Com algumas novidades, de onde se destacou a forte aposta na vertente cultural, mas também na organização do próprio certame, o certame foi, mais uma vez atrativo de milhares de visitantes.
Este ano com mais condições para expositores e visitantes, o certame mostrou que é já uma iniciativa bem consolidada.
Na inauguração, dia 5, Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, reafirmou a importância para a economia da freguesia da produção do Feijão Frade, "é um produto de futuro" afirmou o autarca.
"O concelho no seu todo está mais dinâmico, e estes certames são a prova disso mesmo. São eventos que promovem os nossos produtos, a nossa cultura e também a nossa paisagem" disse Luís Correia.
Para além do Feijão Frade que caracteriza a freguesia e dá nome ao certame, o visitante pode adquirir outros produtos da região, como o mel, pão ou os enchidos. Na zona de restauração, não faltam pratos confecionados com o Feijão Frade.
Sucesso foram também as atividades que ano após ano esgotam as inscrições rapidamente; o Passeio das Pasteleiras, bicicletas antigas no sábado, e o Passeio Pedestre no domingo. Mais uma vez as duas atividades foram atrativo de gente oriunda de vários pontos da região e do país.
No domingo teve lugar o concurso, organizado pelo CATAA, "Momento Doce com Feijão Frade". Um concurso que contou com 12 participantes que souberam inovar e mostrar a versatilidade do Feijão Frade. Foi vencedora Maria Fernanda Santos, com 53 anos, natural da Lardosa, que apresentou os Folhados de Feijão Frade.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet