Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de novembro de 2018

Idanha-a-Nova: Cozinhando, Celebrando e Desfrutando da Agricultura Biológica

Por: Diario Digital Castelo Branco

«De Sementes Felizes a Alimentos Saudáveis - Cozinhando, Celebrando e Desfrutando da Agricultura Biológica» é um evento gastronómico de três dias, de 2 a 4 de novembro, na encantadora aldeia histórica de Idanha-a-Velha, incluindo um mercado local de comida artesanal, workshops, palestras e degustações centradas no tema da alimentação saudável, nutrição, agricultura local e sustentabilidade rural.

«De Sementes Felizes a Alimentos Saudáveis - Cozinhando, Celebrando e Desfrutando da Agricultura Biológica» é um evento gastronómico de três dias, de 2 a 4 de novembro, na encantadora aldeia histórica de Idanha-a-Velha, incluindo um mercado local de comida artesanal, workshops, palestras e degustações centradas no tema da alimentação saudável, nutrição, agricultura local e sustentabilidade rural.

Trata-se de uma das iniciativas inseridas no evento “Nas Terras do Rei Wamba... Há sementes”, promovido no âmbito do ciclo "12 em rede | Aldeias em Festa", uma colaboração conjunta entre o Município de Idanha-a-Nova e a Associação das Aldeias Históricas de Portugal.

Tendo estabelecido centros orgânicos e biodinâmicos de produção de sementes na Península Ibérica, a empresa Sementes Vivas, entidade que colabora na organização deste evento gastronómico, está a trabalhar para aumentar a disponibilidade de sementes de qualidade de forma a criar uma base mais sólida para a agricultura biológica e biodinâmica.

O objetivo é dar maior independência à Península Ibérica de forma a produzir localmente alimentos saudáveis. Estamos num ponto em que muitas variedades de culturas foram perdidas e continuam a perder valor nutricional. Por isso é crucial que trabalhemos para reverter isso, assim como aumentar a biodiversidade tanto no campo, como à mesa. Nutrição e sabor são elementos-chave quando se trata da produção de sementes saudáveis - para as plantas, os animais e para qualquer dieta saudável.

Este evento compreende uma conferência de dois dias (2 e 3 de novembro) com oradores nacionais e internacionais, com um programa culturalmente rico que inclui concertos, exposições, instalações e teatro em torno do tema – comida.

Participe nas oficinas de culinária, no mercado de comida artesanal ao ar livre, o show cooking e palestras. Junte-se a nós nas visitas gastronómicas e ao património cultural das aldeias históricas.

Contacte os agricultores locais, participe em oficinas de dar água na boca e conheça outros amantes da comida biológica.

Entre outros, temos Isabella Obrist (França), para dar a conhecer a sua dieta baseada nos cinco elementos chineses, e o Instituto Macrobiótico (Lisboa), com as suas harmoniosas oficinas de culinária. A LOCAL (Porto e Penamacor), vai-nos falar acerca do Real Food - alimentos saudáveis, sustentáveis e produzidos localmente; Hermann Spindler (Suíça) dará um workshop baseado na sua vasta experiência como cozinheiro Demeter.

Da equipa Sementes Vivas, Leandro Fans e Joy Kunjappu vão apresentar uma oficina de culinária para mostrar a criatividade aliada à simplicidade na preparação de saborosos pratos vegetarianos; Theo Georgiades (Holanda) demonstrará a vitalidade visível dos alimentos através da Cromatografia; o Chef Mário Ramos ensinará a cozinhar sem desperdícios... e muito mais!

Este evento é o momento de nos unirmos para celebrar a boa alimentação, a saúde, a nossa herança cultural e o respeito pelas pessoas, pelo planeta e pelos animais.

Dar espaço para falar sobre o fortalecimento do desenvolvimento rural e do meio ambiente natural, além de criar e oferecer soluções sustentáveis para o futuro.

 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!