Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de novembro de 2018

II Fórum Terras do Lince discutiu Raia Ibérica em Penamacor

Por: Diario Digital Castelo Branco

O II Fórum Terras do Lince – Carta Europeia do Turismo Sustentável discutiu, no dia 26 de outubro, a situação da Raia Ibérica e as sinergias que podem ser criadas entre os dois lados da fronteira, partilhando, igualmente, várias experiências do lado luso e do lado espanhol.

O II Fórum Terras do Lince – Carta Europeia do Turismo Sustentável discutiu, no dia 26 de outubro, a situação da Raia Ibérica e as sinergias que podem ser criadas entre os dois lados da fronteira, partilhando, igualmente, várias experiências do lado luso e do lado espanhol.

Com o tema “Diálogos com a Raia Ibérica”, a iniciativa, que decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), contou com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Penamacor, António Luís Beites Soares, e de Almeida, António Machado, do vereador do Município do Sabugal, Amadeu Neves, e do representante do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, António Cabanas, para a sessão de abertura.

O presidente do Município anfitrião, António Luís Beites Soares, deu as boas vindas aos presentes e lembrou que “os problemas que temos do lado português são sentidos, igualmente, do outro lado da fronteira”. “Cada vez temos menos gente, com pirâmides etárias invertidas e populações envelhecidas. Esta é a nossa realidade, temos que viver com ela e lutar para que isto possa mudar”, disse.

O evento contou, ainda, com a presença de um representante da Diputación de Cáceres, seguindo-se um testemunho de Artur Pegas (Papa-Léguas), Carlos Martinez (Fundación Naturaleza e Hombre), Paulo Castro (Federação Europarc) e por fim, Marco Ferraz (Ambieduca). A organização foi da responsabilidade da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional.

A meio da tarde, os presentes puderam, ainda, saborear um lanche confecionado pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do agrupamento de escolas, com recurso a produtos endógenos e genuínos do território Terras do Lince.

Recorde-se que a Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) atribuiu a Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) à candidatura do território da Serra da Malcata dinamizada pelos municípios de Penamacor, Almeida e Sabugal.

A CETS denominada “Terras do Lince”, que envolve uma vasta parceria entre os agentes locais de desenvolvimento, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável nesta área protegida.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!