Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de novembro de 2018

Castelo Branco: 19ª Visita Vitivinícola à Região da Beira Interior com inicio no restaurante Património

Por: José António Baleiras

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com a colaboração do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) através da docente Fernanda Delgado, deu a conhecer aos 43 sócios e amigos da Associação, provenientes de várias regiões do País, a sub-região da Cova da Beira, a sua história, cultura, gastronomia e tradições de vinhas e vinho.

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH), com a colaboração do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) através da docente Fernanda Delgado, deu a conhecer aos 43 sócios e amigos da Associação, provenientes de várias regiões do País, a sub-região da Cova da Beira, a sua história, cultura, gastronomia e tradições de vinhas e vinho.

Nos últimos anos, tem-se dado nesta região uma grande evolução relativa ao aumento do número de produtores e à qualidade dos seus vinhos. A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) proporcionou uma visita que dá um maior conhecimento e a possibilidade de desfrutar de uma região extremamente rica de história e cultura.

Na apresentação da visita da APH, o presidente José Alberto Pereira referiu que é uma associação sem fins lucrativos que visa apoiar e fomentar o progresso da Horticultura e contribuir para o aperfeiçoamento científico e técnico dos seus membros, estimulando a cooperação entre eles. “Estas visitas são uma das nossas atividade que mais interagem com a Associação e com as pessoas que a formam”. Afirmou o presidente que também é doutor em Ciências Agrarias pela Universidade de Transmontes e Alto Douro.  

Fernanda Delgado, professora da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, é membro da Direção da Associação Portuguesa de Horticultura no mandato de 2018-2020, sendo também editora da revista técnica da APH, com uma periodicidade quadrienal.

Ao fazer as honras da casa, recebeu a comitiva no Hotel Tryp Colina do Castelo onde associou o tema da visita aos registos históricos da cidade. Desceram a pé pela zona histórica até à apresentação da visita da APH, das suas atividades e dos seus propósitos para a divulgação da região da Beira Interior, no restaurante Património onde se degustou o primeiro vinho da visita. Medalha de Ouro Beira Interior 2017 – Quinta D’Arraboa 2015

A visita estende-se desde Castelo Branco, Belmonte, Fundão, Covilhã e Vila Velha de Ródão e tem como programa  de visitas e provas de vinho à Quinta e Adega Almeida Garrett, à Cooperativa do Fundão, à Quinta dos Termos, à Adega A23 onde serão observados a arquitetura, a vinha e os vinhos.

A visita da APH também comtempla um passeio de barco pelo Tejo Internacional e Portas de Ródão.

A Região da Cova da Beira tem um passado histórico vitivinícola que remonta à fundação da nacionalidade portuguesa, está localizada no interior centro de Portugal, tem cerca de 16 000 hectares de vinhas e uma grande variedade de castas. Destacam-se nas brancas a Síria, Fonte Cal, Malvasia e Arinto e, nas Tintas, a Rufete, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Pertence à DO Beira Interior criada a 2 de Novembro de 1999, resultado da aglutinação das regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, que passaram a sub-regiões desde então.

Quanto ao site da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e ficar a conhecer melhor a sua activiade pode aceder por aqui: http://www.aphorticultura.pt/

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!