Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 23 de novembro de 2018

BE preocupado com eventual encerramento da Otorrinolaringologia na Covilhã

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Bloco de Esquerda (BE) manifestou "enorme preocupação" e anunciou que questionou o Governo sobre a "possibilidade de encerramento" do serviço de Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

O Bloco de Esquerda (BE) manifestou "enorme preocupação" e anunciou que questionou o Governo sobre a "possibilidade de encerramento" do serviço de Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa, o BE diz que tem recebido denúncias que relatam a saída de médicos daquela unidade de saúde e frisa a situação da Otorrinolaringologia que “está em risco de encerrar”.

"Recentemente, e de acordo com as denúncias que nos chegaram, mais três médicos abandonaram as funções que desempenhavam no CHUCB. A estes três clínicos, junta-se agora a possibilidade de encerramento da especialidade de Otorrinolaringologia, ou seja, com a saída do médico e da médica agora afetos a esta especialidade, ficará uma vez mais o CHUCB deserto nesta especialidade", é referido no documento do BE.

Os bloquistas deixam o apelo para que o CHUCB faça "todos os esforços que impeçam a saída de mais médicos e o consequente encerramento de mais especialidades".

"Deve igualmente informar a comunidade de que esforços foram realizados e qual é o rumo que defende para o CHUCB e de que forma estão a ser levadas a cabo ações com vista à consecução dos objetivos traçados", acrescenta a questão assinada pelo deputado Moisés Ferreira.

Reiterando que apenas com investimento público na saúde é possível oferecer condições às populações para contrariar a tendência de desertificação dos territórios do Interior, o BE lembra ainda que apresentou uma série de propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019, entre as quais o reforço de vagas para fixação de médicos em zonas carenciadas e a abertura de mais vagas para formação especializada.

Perante isto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda já apresentou na Assembleia da República questões dirigidas ao Ministério da Saúde sobre este caso, nomeadamente sobre se tem conhecimento da situação e sobre se o Governo está disposto a intervir junto do CHUCB de forma que seja salvaguardada a manutenção do serviço.

O BE pergunta ainda se o Governo está disposto a "reforçar as vagas carenciadas e as vagas para acesso à especialidade".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!