Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Mais de 10 mil árvores começaram hoje a ser plantadas em Vale do Pereiro, no concelho da Sertã, um dos municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, no âmbito da iniciativa "Vamos plantar o futuro".
Mais de 10 mil árvores começaram hoje a ser plantadas em Vale do Pereiro, no concelho da Sertã, um dos municípios mais afetados pelos incêndios de 2017, no âmbito da iniciativa "Vamos plantar o futuro".
A plantação das árvores deve decorrer até meados de 2019 e "pretende recuperar uma área global de 10 hectares com espécies resilientes e resistentes como carvalhos, pinheiros, castanheiros, sobreiros e medronheiros certificados, que têm uma maior resiliência ao fogo", disse à Lusa fonte da seguradora Allianz Portugal, uma das promotoras da iniciativa.
“Vamos plantar o futuro” contou ainda com a colaboração da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) e do município da Sertã, no distrito de Castelo Branco.
Em comunicado, Vera Morais dos Santos, engenheira florestal da ANEFA, disse que o objetivo da iniciativa é o de "criar uma faixa de gestão em redor da aldeia, com espécies mais resilientes ao fogo" e onde começaram hoje a ser plantados "essencialmente medronheiros, carvalhos, castanheiros e sobreiros."
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, afirmou que este tipo de iniciativas possibilita "a reflorestação de áreas afetadas pelos incêndios" e, ao mesmo tempo, "atua como estímulo e incentivo às populações para recomeçarem e retomarem as suas vidas".
O autarca sublinhou o "caráter meritório" desta ação, tendo lembrado que "a ideia surgiu, inicialmente, de um grupo de populares do Vale do Pereiro, que uniu esforços no sentido de se reerguerem e agirem localmente".
O município d Sertã teve uma área ardida na ordem dos 30 mil hectares em 2017.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet