Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 22 de novembro de 2011

Castelo Branco: Alunos do IPCB desenvolvem plataforma para a Radiodifusão Alemã

Por: Diario Digital Castelo Branco

Dois alunos recentemente licenciados em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações pelo IPCB/Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) acabam de ver o seu projecto de fim de curso reconhecido internacionalmente.

Dois alunos recentemente licenciados em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações pelo IPCB/Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco (ESTCB) acabam de ver o seu projecto de fim de curso reconhecido internacionalmente.

O projecto de Hugo Esteves e Pedro Duarte, orientado pelos docentes do IPCB Paulo Marques e Rogério Dionísio consistiu na criação de uma plataforma online de agendamento de espectro rádio que pretende duma forma automática planear as frequências usadas pelas equipas de som e imagem a quando da organização de eventos como concertos e espectáculos.

O planeamento automático garante a não interferência entre os equipamentos no terreno. A investigação foi apresentada por Hugo Esteves no início de Novembro, em Munique, que a convite do docente Paulo Marques participou num congresso internacional organizado pelo departamento técnico da Radiodifusão Alemã, Institut für Rundfunktechnik (IRT).

O projecto dos finalistas da ESTCB atraiu a atenção da indústria de fabricantes de equipamentos de som e imagem dado automatizar um processo que actualmente é feito pelos reguladores das comunicações duma forma manual.Face ao carácter inovador do projecto o instituto alemão IRT ofereceu logo um contrato de trabalho a Hugo Esteves, na Alemanha, para desenvolver essa plataforma, isto 15 dias depois de o aluno completar o curso.

O projecto que ultrapassou claramente as expectativas, continua a ser promovido em conjunto com os respectivos orientadores junto de órgãos da Comissão Europeia e Reguladores de alguns países.Segundo Hugo Esteves, “poder ir a Munique apresentar este trabalho, a algumas das pessoas que decidem o futuro das telecomunicações na Europa, foi algo que me orgulhou e motivou bastante, especialmente pelo enorme interesse demonstrado pelos participantes.

É uma prova de que em Castelo Branco se produz do melhor ”.O mesmo trabalho foi apresentado por Pedro Duarte no 5º Congresso da URSI (Union Radio-Scientifique Internationale) que decorreu no dia 11 de Novembro, na Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa, com o tema “Detecção e medição de sinais rádio no futuro das radiocomunicações”.

O evento consistiu em sessões paralelas, onde este finalista teve oportunidade de apresentar e defender o artigo escrito e submetido a este congresso. ”Foi claramente uma experiência nova num meio a que não era familiar. É com muito gosto e orgulho que representei a nossa instituição neste congresso que reúne importantes publicações nesta área”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!