Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 24 de abril de 2019

PS e PSD de Castelo Branco trocam acusações sobre a barragem do Alvito

Por: Diário Digital Castelo Branco

As distritais de Castelo Branco do PS e do PSD estão envolvidas numa dura troca de acusações sobre a construção da barragem do Alvito.

As distritais de Castelo Branco do PS e do PSD estão envolvidas numa dura troca de acusações sobre a construção da barragem do Alvito.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a distrital de Castelo Branco do PSD acusa o Governo de prometer, mais uma vez, um estudo sobre a viabilidade da barragem do Alvito.

"Depois de ter prometido e falhado na última campanha eleitoral, faltando menos de seis meses para as eleições legislativas, o Governo promete outra vez, desta vez estudar a barragem do Alvito, como se não tivesse tido tempo para o fazer durante toda a legislatura", lê-se no documento.

Os social-democratas realçam ainda que "os arautos das promessas eleitos pelo PS na Assembleia da República", que se abstiveram no projeto de resolução apresentado e defendido pelo PSD, veem agora, em altura de pré-campanha, ser os porta-vozes dos anúncios eleitorais.

"Andaram três anos distraídos a assobiar para o lado e a seis meses de eleições legislativas acordaram. Fazem lembrar a história da formiga e da cigarra", afirmam.

Adiantam ainda que, durante todo este tempo, o PS, mesmo ao nível das suas estruturas distritais, "sempre alternou entre o desinteresse e a oposição à construção da barragem do Alvito" e recordam que, quando a iniciativa do PSD foi aprovada na Assembleia da República, "o PS optou pela abstenção".

"Depois de ter ignorado olimpicamente esta resolução da AR durante muitos meses, o Governo veio anunciar agora, pela voz do ministro do Ambiente, que o PS tinha voltado a estar outra vez disponível para construir a barragem do Alvito com o objetivo de controlar os caudais do rio Tejo", refere o comunicado.

Já a Federação do PS de Castelo Branco, em comunicado, explica que não esquece que foi o governo do PSD/CDS que suspendeu as obras de construção da barragem do Alvito.

"Foi por despacho do então ministro do Ambiente que foi suspensa para sempre a barragem do Alvito, comprometendo as expectativas de várias gerações e o desenvolvimento sustentável do distrito de Castelo Branco", lê-se no documento.

Os socialistas reforçam que foi o PSD/CDS que suspendeu a barragem do Alvito e adiantam que não aceitam nem deixam que se reescreva a história.

"O PS não se conformou e, desde esse momento, continuou a lutar, pela execução deste projeto, quer ainda no tempo do Governo do PSD/CDS, quer já com este Governo do PS. Aliás, o programa do PS tem essa ambição explicitada, no sentido de retomar o projeto da barragem do Alvito", sustentam.

Adiantam que não têm dúvidas quanto à necessidade de defender que a construção da Barragem do Alvito deve ser uma prioridade política.

"Já o PSD, hipocritamente, apenas quando está na oposição parece preocupar-se com esta e outras questões relevantes para as pessoas que vivem no distrito de Castelo Branco. Esta é uma necessidade estratégica há muito identificada por diferentes atores políticos e empresariais da região. Ao contrário de outros partidos políticos, o PS defende inequivocamente a construção da barragem do Alvito", concluem.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!