Por: Diário Digital Castelo Branco
O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 624, de Cebolais de Cima, realizou o X ACALOB durante o passado fim de semana, de 12 a 14 de abril.
O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 624, de Cebolais de Cima, realizou o X ACALOB durante o passado fim de semana, de 12 a 14 de abril.
Trata-se de uma atividade bianual, a qual se vem repetindo desde 2003, e este ano participaram 322 associados vindos de Castelo Branc, Portalegre, Guarda, Santarém e Lisboa, para se debruçaram sobre o Imaginário “ O Principezinho “ com o tema “ Deixa-te Cativar pelo Cebolinha “, numa perspetiva espiritual e cultural.
A secção alvo foram os Lobitos, crianças dos 6 aos 10 anos, que refletiram, exploraram e viveram o tema de acordo com a sua mística.
Na sexta-feira, dia 12, as alcateias fizeram a sua entrada, seguindo-se a montagem de campo – tendas. À noite, realizou-se a apresentação do imaginário.
No sábado, dia 13, na parte da manhã, realizou-se a cerimónia de abertura da atividade, estando presentes as entidades que apoiaram o agrupamento na realização da atividade, sendo de seguida o inicio do raid pelas povoações de Cebolais de Cima e Retaxo, vivendo de acordo com o imaginário diversas fazes do Principezinho, sendo o momento alto o fogo de conselho onde apresentaram as suas conclusões e demostraram o adquirido pelo tema.
No Domingo, dia 14, de manhã foi realizado a entrega de prémios aos bandos que alcançaram mais pontuação pelos jogos realizados no raid de sábado, seguindo depois para a participação na eucaristia da população, uma vez que se celebrou o Domingo de Ramos, momento este de partilha e emoção junto das comunidades locais.
Finalizada a eucaristia, todos os bandos voltaram para campo para almoço, sendo feita a cerimónia de encerramento da atividade cantando a canção do adeus.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet