Proença-a-Nova: Painel de luxo promove debate sobre diversidade biológica

Oradores ligados a diversas universidades, empresas e instituições de todo o país vão trazer a sua experiência académica e profissional para o debate sobre biodiversidade que o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta promovem nos dias 22 e 23 de maio.

  • Região
  • Publicado: 2019-05-15 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Oradores ligados a diversas universidades, empresas e instituições de todo o país vão trazer a sua experiência académica e profissional para o debate sobre biodiversidade que o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta promovem nos dias 22 e 23 de maio.

O objetivo do BiodivSummit é trazer diferentes perspetivas sobre um tema que, mais do que nunca, deve estar na ordem do dia. “São mais de 30 oradores e moderadores que, em conjunto, constituem um painel de luxo no debate que pretendemos promover sobre biodiversidade e que deve interessar a todos os quadrantes da sociedade”, afirma em comunicado João Lobo.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova diz esperar ter o mesmo sucesso que o evento Rota das Aromáticas na História da Medicina que ultrapassou todas as expetativas em termos de audiência. “Para além das inscrições serem gratuitas e da riqueza das temáticas e dos oradores presentes, este é um tema que nos deve preocupar a todos já que todos somos responsáveis por cuidar deste planeta e por exigir medidas públicas que tenham em linha de conta a manutenção e valorização da biodiversidade”.

Os Secretários de Estado das Autarquias Locais e das Florestas e Desenvolvimento Rural, Carlos Miguel e Miguel João de Freitas, respetivamente, farão a abertura e o encerramento do BiodivSummit. Entre as duas intervenções, estão previstos seis painéis que abordarão diferentes aspetos da biodiversidade, desde logo o futuro da própria humanidade, seguindo-se reflexões sobre bio, vegan, green e sustentabilidade, plantas aromáticas e medicinais, as alterações climáticas, os diferentes ecossistemas ou novas estratégias de biodiversidade. “Não querendo destacar nenhum dos intervenientes, convido a que visitam a página www.biodivsummit.pt e que conheçam detalhadamente o programa que está preparado e que se inscrevam não só na conferência mas também nas atividades paralelas que vão decorrer”, convida João Lobo.

A encerrar o dia 22 de maio atuará o Grupo Coral de Proença-a-Nova e às 22h30 haverá sessão de astronomia orientada por José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, no exterior do Centro Ciência Viva da Floresta. No dia 23, da parte da tarde, os participantes podem inscrever-se em duas atividades à escolha: ou um passeio pedestre acompanhado na Praia Fluvial do Malhadal, com oferta do Guia de Campo do Malhadal, ou os ateliês temáticos “Cogumelos à Mesa” & “Jardim de Aromáticas”.

As inscrições, gratuitas, podem ser formalizadas em www.biodivsummit.pt.

PUB

PUB

PUB

PUB