Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Idanha-a-Nova manifestou-se contra a possibilidade de prospeção e pesquisa de depósitos minerais no concelho por considerar que irá prejudicar a estratégia de desenvolvimento do município.
"A nossa posição, nesta fase, foi de estar contra este tipo de ação, apesar de saber que estamos a falar de um fase inicial de prospeção", afirmou à agência Lusa, o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.
A Câmara de Idanha-a-Nova manifestou-se contra a possibilidade de prospeção e pesquisa de depósitos minerais no concelho por considerar que irá prejudicar a estratégia de desenvolvimento do município.
"A nossa posição, nesta fase, foi de estar contra este tipo de ação, apesar de saber que estamos a falar de um fase inicial de prospeção", afirmou hoje à agência Lusa, o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.
Armindo Jacinto explica que a autarquia tomou uma posição que teve em conta as questões técnicas do processo e teve em linha de conta a forma como poderia ser defendida a posição de Idanha-a-Nova.
"Tomámos uma posição pública contra [a prospeção] e tecnicamente defendemos esta nossa posição", sustentou.
O autarca entende que, apesar de se falar de prospeção, o processo pode pôr em causa a estratégia de desenvolvimento delineada para o concelho.
"O que temos conseguido em Idanha-a-Nova, de valorização do património histórico, cultural e natural, este processos de prospeção, em tudo vem prejudicar a nossa estratégia de desenvolvimento sustentado e colocar em causa toda a estratégia delineada pelo município", concluiu.
A área em causa é a denominada "Carrapeteiro" e abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão e Penamacor, num total de 429,014 quilómetros quadrados.
A empresa Fortescue Metals Group Exploration Pty Ltd. requereu direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de ouro, prata, chumbo, zinco, cobre, lítio, tungsténio, estanho e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados neste concelho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet