Diário Digital Castelo Branco - Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 30 produtores Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 30 produtores

Oitenta e três vinhos de 30 produtores da Beira Interior participam no 12.º concurso de vinhos da região, a realizar nos dias 17 e 18, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.

  • Economia
  • Publicado: 2019-06-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Oitenta e três vinhos de 30 produtores da Beira Interior participam no 12.º concurso de vinhos da região, a realizar nos dias 17 e 18, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.

O concurso é organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), pelo NERGA - Associação Empresarial da Região da Guarda e pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

Segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, o 12.º concurso de Vinhos da Beira Interior contará com a participação de 83 vinhos tintos, brancos, rosados, espumantes e vinhos frisantes certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior e IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira, de 30 produtores.

O evento será realizado nos moldes tradicionais de "prova cega" e o júri volta a ser presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho.

O júri será composto, para além deste, por mais 14 especialistas, (sete mulheres e sete homens), indicando Rodolfo Queirós que "é a primeira vez que em Portugal se realizará a escolha no feminino, num concurso de vinhos deste tipo".

De acordo com o responsável, com esta novidade a CVRBI pretende evidenciar o "papel importantíssimo" que a mulher tem na sociedade em geral "e no setor do vinho em particular".

Rodolfo Queirós anunciou ainda que, pela primeira vez, serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

Para o efeito, como explicou na conferência de imprensa de apresentação do evento, para além dos elementos do júri, serão convidadas pessoas com conhecimentos nas áreas do ‘marketing' e da imagem para se pronunciarem sobre os rótulos e a imagem em geral dos vinhos concorrentes.

O responsável anunciou ainda que, com vista à promoção dos vinhos da região, a CVRBI está a preparar um concurso que envolverá restaurantes e avaliará a carta de vinhos e os melhores pratos.

Os prémios do 12.º concurso de Vinhos da Beira Interior serão entregues num jantar de gala, marcado para o dia 06 de julho, para o castelo de Trancoso.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Amílcar Salvador, disse na apresentação do concurso que o município acolhe a iniciativa com satisfação.

"É, de facto, uma honra para Trancoso receber este evento", afirmou o autarca, lembrando que na área geográfica do município se situa a Adega Cooperativa de Vila Franca das Naves que produz "vinhos de qualidade", emprega 15 pessoas e possui mais de 500 associados.

A CVRBI tem sede na Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.

Na área da CVRBI, com perto de 16 mil hectares de vinhas, existem cerca de 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.

PUB

PUB

PUB

PUB